Em mais uma decisão da provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, consolidando a profissionalização da gestão hospitalar, a instituição foi recentemente habilitada e capacitada para realização de compras através do pregão eletrônico. A modalidade licitatória de aquisição dos mais variados produtos e quantidades através da internet foi contratada com o Banco do Brasil, gerenciador do site www.licitacoes-e.com.br e será operada por funcionários da própria Santa Casa. Ainda neste último sábado (29), colaboradores do setor de compras da Santa Casa foram capacitados e deverão iniciar a operacionalização do sistema dentro de poucos dias.
Considerado um sistema seguro e uma das versões mais modernas entre as modalidades de compra em grande escala, a Santa Casa de Itabuna investe na profissionalização do setor e na economia de custos. Com uma demanda de compras em torno de R$1,5 milhão mensalmente, as compras passarão por um planejamento estratégico envolvendo os três hospitais. “Por agregar as compras dos hospitais Calixto Midlej Filho, São Lucas e Manoel Novaes, a Santa Casa poderá comprar quantidades maiores e planejadas de medicamentos, equipamentos, produtos alimentícios, por exemplo, com entrega parcelada pelo fornecedor que garantir menor preço”, declarou o gerente administrativo-financeiro da SCMI, André Wermann.
Ainda neste sábado, um curso de apresentação do sistema do pregão eletrônico foi ministrado para cinco funcionários da Santa Casa, sendo dois pregoeiros oficiais e três colaboradores da equipe de compras. O curso de formação de pregoeiro e o treinamento para operacionalização do site onde serão realizadas todas as compras foi coordenado pela C&S Consultoria e ministrado pelo diretor Cristophe Sérgio Silva. “A Santa Casa de Itabuna é pioneira na região entre as instituições de saúde e passa a se destacar no setor, com vantagens que hoje já são aproveitadas por instituições como o Hospital São Rafael e o Espanhol, em Salvador, além de algumas Santas Casas pelo Brasil, como a de Santos e a Santa Casa de Londrina”, declarou o diretor da C&S, Cristophe Sérgio.
Vantagens - Entre as principais vantagens do pregão eletrônico introduzido na Santa Casa de Itabuna, a rapidez e a transparência dos procedimentos; a impossibilidade de formação de cartéis, já que, após edital aberto, as empresas fornecedoras concorrem com menor lance para fechamento da venda; eliminação dos custos com deslocamento de pessoal para compra; além do inteiro acompanhamento e fiscalização pela sociedade, através do acesso ao próprio site WWW.licitacoes-e.com.br .
Para o provedor da Santa Casa de Itabuna, Renan Moreira, o pregão eletrônico também proporciona o envolvimento de um maior número de fornecedores, uma vez que toda negociação é realizada através da internet. “A economia já nas primeiras compras será entre 10 a 15% podendo chegar a 30% em longo prazo. Investimos no novo sistema, na formação e treinamento de nossa equipe e dos pregoeiros e estamos nos preparando para lançar o primeiro edital ainda este mês. O novo modelo representa uma economia de valores a serem reinvestidos na própria instituição”, declarou o provedor Renan Moreira. (Fonte: Ascom da Santa Casa de Itabuna)