Com o início das chuvas, o Governo Cidade Mãe está intensificando o trabalho de combate aos focos do mosquito da dengue nas zonas urbana e rural de Barreiras. Agentes de endemias, guardas municipais e auxiliares de limpeza já visitaram os Bairros: Ribeirão, Flamengo e as comunidades do Mucambo, Riachinho e Buritis para coletar lixo e identificar reservatórios de água parada, propícios para o desenvolvimento das larvas do Aedes Aegypti.
Durante a atuação da equipe de combate à dengue são distribuídos sacos plásticos e dois caminhões fazem o transporte do material coletado. A próxima comunidade visitada será a Baraúna. Cerca de 80 pessoas trabalham nos mutirões promovidos pelo departamento de controle de endemias.
Para os moradores de Barreiras, esse é um trabalho essencial para a saúde pública municipal. Segundo a moradora do Ribeirão, Luzia Souza, a dengue é muito perigosa e o trabalho de coleta de vasilhames e reservatórios pode garantir a saúde da comunidade. “Nós ficamos mais tranqüilos quando vemos o pessoal trabalhando aqui, é um incentivo a mais para nos protegermos melhor da dengue”, comentou.
Além do trabalho do departamento de controle de endemias, a Vigilância Epidemiológica de Barreiras coordena um comitê de combate à dengue formado por agentes de saúde, associações de bairros e moradores da cidade.
Como prevenir-se da dengue - A única forma de combater a doença é eliminando os locais propícios para a reprodução do mosquito como: calhas entupidas, vasilhas plásticas, pneus, caixas d’agua sem tampa ou qualquer reservatório que possa acumular água limpa e parada. O ideal é vedar os reservatórios de água e não armazenar qualquer tipo de objeto que acumule água das chuvas em ambiente aberto. (Prefeitura de Barreiras)