Cairu é contemplada pelo PAC das cidades históricas

O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, lançou na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, o PAC das Cidades Históricas. Projeto este que tem a pretensão de acelerar processos de restauro e requalificação dos espaços urbanos nas cidades históricas. O ato contou com a presença do prefeito de Cairu Hildécio Meireles, assim como do secretário de desenvolvimento sustentável Isaías Ribeiro e da secretária de saúde Cíntia Rosemberg.

Segundo o superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), Carlos Amorim, há na Bahia um total de 21 municípios que devem ser contemplados no PAC. Nesta primeira fase apenas Cairu, Salvador e Cachoeira receberão recursos federais, uma vez que só foram contemplados projetos já existentes. Serão investidos nestas cidades um total de 14,3 milhões de reais.

Para Cairu foram destinados 2,8 milhões, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), para reforma da Fortaleza do Morro de São Paulo. O restauro da Fortaleza coincide com o sesquicentenário da visita de D. Pedro II ao Morro de São Paulo (outubro de 1859). (Prefeitura de Cairu)