Até o dia 29 deste mês, o destino Praia do Forte terá a gastronomia como mais um de seus muitos atrativos. Cada prato do festival traz o coco como um de seus ingredientes, demonstrando a diversidade de sua utilização. Chefs convidados e cozinheiros da região vão elaborar especialidades para a ocasião.
O evento e já é uma marca no destino Praia do Forte. Pesquisa do Ministério do Turismo (MTur) e Abrasel no projeto “Caminhos do Sabor”, reconheceu a Praia do Forte como um destino cujo vetor Gastronomia é um diferencial em todo o País. O tema do festival de 2009 - “O Coco e o Forte” – traz a proposta do resgate da cultura local e terá a participação de 28 restaurantes, que receberão os chefs incumbidos de criar pratos e sobremesas para o evento. Os cozinheiros da região, que também criarão pratos, tendo o coco, como destaque.
Os apreciadores da boa comida poderão consumir, a preços mais em conta, os pratos oferecidos no menu dos restaurantes. Além da participação de chefs convidados de todo o Brasil e cozinheiros da região, o festival inclui uma programação paralela com atrações como o Sarau Gastronômico. As reservas já podem ser feitas na Hotel Vila dos Corais, onde se realizará o evento.
As atrações culturais, com grupos da região, são abertas ao público e acontecerão ao redor da Vila dos Pescadores. A Cozinha Show e o Mercado do Forte, dois espaços gastronômicos da Vila, ficarão abertos durante o festival, sem cobrança de ingresso.
A história do coco na Bahia - Um dos ingredientes mais ricos – e exóticos – da culinária baiana e nordestina é, sem dúvida, o coco. O mais curioso é que a vinda deste fruto para cá se confunde com a própria história do Brasil. Os coqueirais, que hoje fazem parte da paisagem tropical brasileira, eram espécies inexistentes em todo o litoral brasileiro. As primeiras mudas foram trazidas da Ásia pelos colonizadores portugueses lá pela metade do século XVI.
A história de Praia do Forte tem início, em 1549, com a chegada à Bahia do primeiro governador-geral, Thomé de Souza, que trouxe consigo o almoxarife da Coroa Portuguesa, Garcia D’Àvila. Recebeu como doação um abençoado pedaço de terra, com vista para o imenso litoral, onde construiu seu castelo-fortaleza, em estilo medieval, para se proteger dos ataques de navios estrangeiros.
O castelo ficou abandonado por mais de um século, até que foi tombado pelo IPHAN e, na década de 1980, suas paredes em ruínas foram finalmente recuperadas. Hoje, transformado em Parque Histórico Garcia D´Ávila, atrai turistas e pesquisadores de todo o mundo. Ficou conhecido como a Casa da Torre ou Castelo Garcia D’Ávila e foi tão importante na época que deu nome à Praia do Forte.
Cocadas para começar - A convite de Tereza Paim, a anfitriã do evento, chefs de cozinha de todo o Brasil mais uma vez estarão em Praia do Forte. A abertura, dia 19, será regada a cocada feita na hora, por Chefs e cocadeiras da região; Sarau, com a chef Morena Leite, e participação da artista plástica Daniela Steele que, junto com artesãos, farão uma instalação inédita na Vila. Serão ainda ministrados cursos preparatórios do Senac para a comunidade como Técnicas de Vendas para Alimentos e Bebidas, Qualidade no Atendimento e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O público-alvo são os profissionais de pousadas, hotéis, bares e restaurantes.
Entre as presenças já confirmadas estão os chefs Flavia Quaresma, Giovanni Abate, Piero Gaspari, Mônica Rangel, Dalton Rangel (segundo lugar do Superchef do programa “Mais Você”, da TV Globo). A chef baiana Morena Leite vai apresentar o Sarau Gastronômico, um show onde a arte da mesa e seus ingredientes vão definir o repertório musical da noite. Tudo no clima da voz e violão de Roberval Santos. Já a chef Mônica Rangel, eleita melhor cozinha mineira do Brasil há oito anos, pelo Guia Quatro Rodas, e o filho, Dalton Rangel, segundo lugar no Super Chef do “Mais Você”, farão um jantar especial no Tivoli EcoResort, no dia 25, quarta-feira.
O Tempero no Forte conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, do Sebrae Bahia, além da prefeitura municipal de Mata de São João, Abrasel/Ba, Senac/Ba., Fundação Garcia D’Ávila e da Turisforte – Associação Comercial e Turística de Praia do Forte. O evento acontece pela quarta vez consecutiva e tem a curadoria da chef de cozinha baiana Tereza Paim. A novidade é que durante o Festival, a gastronomia vai dividir espaço com manifestações culturais e artísticas. Mais informações nos sites www.temperonoforte.com.br e www.praiadoforte.org.br (Fonte: Ascom do Sebrae Bahia)