Ao considerar que Itabuna perdeu, nos dez primeiros meses deste ano, mais de R$ 45 milhões com os cortes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e outras verbas orçamentárias, o prefeito Capitão Azevedo apresentou uma prestação de contas das ações do governo na última reunião do Grupo de Ação Comunitária.
O prefeito fez uma análise das dificuldades enfrentadas neste primeiro ano de governo, falou das alianças políticas para assegurar a governabilidade e agradeceu a ajuda do deputado federal Roberto Brito e do estadual Luiz Argôlo, que mesmo sendo de um partido diferente do seu, abriram caminhos para implementação de projetos de parceria na área federal e estadual de governo. Os dois parlamentares foram interlocutores da prefeitura na liberação de R$ 14,8 milhões para obras destinados ao Pedro Jerônimo, Daniel Gomes, São Pedro, Maria Pinheiro, Zizo, Fonseca e Novo Fonseca.
Azevedo voltou a defender uma reforma tributária para reverter a concentração das receitas no Governo Federal, que fica com 60% da arrecadação, repassando 25% para os estados e apenas 15% para os municípios. Outros assuntos destacados pelo prefeito foram a carência de Itabuna nos setores de abastecimento de água e saneamento ambiental. “Temos problemas graves a enfrentar, mas o município é sufocado pela falta de recursos, agravada pela queda na arrecadação”, comentou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)