No período de 18 a 20 deste mês, sempre das 8 às 18 horas, em local ainda a ser definido, vinte guardas municipais de Ilhéus estarão participando da chamada Jornada Formativa de Direitos Humanos em Segurança Pública. Promovida pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a jornada tem como principal objetivo contribuir para a formação de uma ‘Cultura Nacional de Direitos e Deveres Humanos’, de solidariedade ativa e paz social.
O secretário municipal de Administração, João Fraga, ressalta que uma turma composta por 10 guardas fará o curso nos dias 18 e 19, enquanto que o segundo grupo participará da Jornada Formativa de Direitos Humanos nos dias 19 e 20. “É mais uma oportunidade para que a nossa Guarda Municipal continue sendo aperfeiçoada, visando o fortalecimento da segurança pública em Ilhéus. E, nesse caso, sem qualquer custo para o erário do município”, comenta o secretário.
Entre outros temas, a Jornada Formativa abordará a “visão sistêmica da produção da violência”, “os fatores de (des) humanização”, a “memória histórica da segurança pública brasileira” e os “direitos humanos em segurança pública”. Mais especificamente, estarão em pauta durante a iniciativa “o papel da segurança pública na formação histórica da sociedade brasileira, “modelos comunitários de segurança pública” e os “compromissos pessoais e coletivos de edificação da cidadania”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)