Possibilidades e desafios para usos e reusos da água, estão sendo debatidos no auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, no segundo seminário sobre o tema, promovido pelo Governo do Estado, Prefeitura de Irecê, Pontifícia Universidade Cátedra da Catalunya, Espanha, Universidade Federal da Bahia e Embasa. O evento que teve a abertura realizada pelo prefeito de Irecê, Zé das Virgens, dá continuidade às discussões do projeto que está sendo elaborado por todos os parceiros citados a partir de referenciais existentes na Espanha e na Colômbia, países mais avançados em aproveitamento de águas utilizadas e de chuvas.
O enfoque principal do evento, de acordo com os pronunciamentos do diretor da Cátedra Universidade da Catalunya, doutor Jordi Morato e do representante da Cerb, Eduardo Araújo, além da sensibilização para programas de usos e reusos dos recursos hídricos, é a implantação do Parque Demonstrativo de Reuso de Águas Residuais no Município de Irecê.
Em seu pronunciamento, o prefeito Zé das Virgens apresentou o cenário dos desafios existentes no semiárido, notadamente da região de Irecê, com a crise desencadeada pela redução da capacidade de abastecimento para os diversos fins, da barragem de Mirorós. “Precisamos produzir alimentos e garantir água para o povo do sertão”, enfatizou o prefeito.
Todos os participantes fizeram menção à instalação do parque de demonstração em Irecê, parabenizando o prefeito pela iniciativa e firmando compromissos para a celebração de convênios para parcerias técnicas e financeiras. Com a implantação do sistema de esgotamento sanitário, pela Embasa, Irecê poderá gerar recursos hídricos destinados para o reuso em indústrias de mineração e agricultura. Além do prefeito, estão participando do evento os secretários de Meio Ambiente, João Gonçalves; da Agricultura, Joacy Nunes de Souza; de Infraestrutura, Zé Marcelino e o Assessor de Planejamento Flávio Bastos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Irecê)