Os profissionais de oito unidades de saúde de Juazeiro participaram de um curso de formação e qualificação da Equipe de Saúde da Família. O treinamento continuará nos dias 25 de novembro e 09 de dezembro, quando os profissionais da Atenção Básica destes postos de saúde: Quidé, Palmares, Jardim Flórida, Piranga, Centro, Penha, Maringá e Alto da Maravilha se concentrarão novamente nas atividades de acolhimento pedagógico promovida pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde em parceria com o Estado. Durante a capacitação estas unidades não funcionarão e os atendimentos serão realizados nos demais postos da cidade.
A equipe do Alto da Maravilha se reuniu nesta quarta, no auditório da Secretaria de Saúde, onde foram praticadas dinâmicas de relaxamento e metodologia problematizadora para estimular a participação da ESF e facilitar a assimilação dos conhecimentos.
“O Núcleo de Educação Permanente tem buscado em suas ações as melhorias dos serviços de saúde em Juazeiro. A Secretaria de Saúde aderiu desde maio deste ano à proposta da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) e para atingirmos as expectativas do município estamos sendo capacitados, nos tornando educandos, no curso de especialização em Saúde da Família, com ênfase na implantação das Linhas de Cuidados”, acentuou a coordenadora em Educação Permanente do município, Luciana Florintino.
O objetivo, de acordo com a coordenadora, é aprimorar os conhecimentos das equipes discutindo a melhor forma de desenvolver as atividades e destacando as seguintes Linhas de Cuidados: Saúde Mamãe Bebê, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Bucal.
Inicialmente, os educandos (médicos, enfermeiros e dentistas) multiplicarão as informações para a ESF de toda a Rede Municipal de Juazeiro para posteriormente seguir com o trabalho de Educação Permanente e Humanização nos atendimentos aos demais municípios da microrregião (Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Uauá, Remanso, Sento Sé, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes). (Prefeitura de Juazeiro)