Mesmo com toda a crise, a Prefeitura de Governador Mangabeira-Ba já antecipou o 13º salário dos servidores públicos municipais efetivos. A iniciativa é um exemplo para o país, pois, diversas Prefeituras alegam não ter recursos suficientes para o pagamento do benefício aos servidores.
Em reportagem recente, neste dia 18 de novembro de 2009, o Jornal A Tarde, publicou a queixa dos prefeitos baianos quanto à queda das receitas e a situação caótica em que se encontram algumas prefeituras, em razão da diminuição do repasse do Fundeb, da diminuição da arrecadação e o aumento da folha salarial.
De acordo com a declaração do presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), Roberto Maia, no Ministério das Relações Institucionais, “mais da metade dos municípios baianos está sem dinheiro para pagar o 13º do funcionalismo”.
Em Governador Mangabeira, todos os servidores efetivos já haviam recebido a metade do benefício no mês de junho, exceto os professores que conforme pedido da própria categoria optaram por receber o 13º completo no fim do ano. Agora, ainda antes do final do mês de novembro, já foi paga a segunda parcela e os profissionais do magistério também já estão com dinheiro no bolso para planejar o fim de ano com toda a tranqüilidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Governador Mangabeira)