A Prefeitura de Itabuna está organizando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que será responsável pela fiscalização sobre os gêneros de origem animal e vegetal produzidos e comercializados em nível local. A criação do SIM foi aprovada esta semana, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores, e o início do funcionamento do serviço está previsto para o mês de janeiro de 2009.
No momento, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente cuida dos detalhes técnicos para a operacionalização do SIM. Uma das medidas será a designação de um técnico para gerir o serviço, o que – de acordo com o secretário Marcelino Oliveira – já está sendo providenciado.
O secretário explica que a função do SIM é garantir o fabrico e a comercialização de produtos de acordo com as recomendações concernentes à segurança alimentar. “Esse serviço chega para atender um anseio da comunidade, principalmente da área da indústria de alimentos”, afirma Oliveira.
A partir da inspeção, os produtos receberão um selo que garante a sua boa procedência e qualidade. Para o secretário, isso significa um “avanço muito grande, que garante não apenas a segurança alimentar da população, mas também valoriza os gêneros produzidos em nosso município”. Ele esclarece que serão submetidos à inspeção não somente os alimentos, mas todo e qualquer produto de origem animal ou vegetal, mesmo que destinados a outro fim.
Um dos principais objetivos com a implantação do SIM é assegurar um maior controle sobre o abate e comercialização de animais, permitindo que o município se enquadre nas regras da portaria 304 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A norma exige, entre outras coisas, que a carne seja submetida a refrigeração desde o transporte até a venda no frigorífico (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)