Todos os anos Ilhéus recebe um grande fluxo de turistas que chegam à cidade utilizando o Porto Internacional do Malhado. Somente na última temporada, cerca de cem mil visitantes estiveram na cidade vindos à bordo dos transatlânticos. Porém, antes mesmo de conhecer as belezas da cidade, os visitantes recebem atenção especial do receptivo – formado por baianas, integrantes de grupos afro, ‘gabrielas’, etc – organizado pela Secretaria Municipal de Turismo. Os visitantes também contam com uma série de ações operacionais a fim de facilitar seu passeio pela cidade, como o apoio de veículos devidamente cadastrados e dos estandes montados para oferecer maiores informações e material impresso com dados da cidade.
E pensando em manter o conforto e a hospitalidade características das ações montadas pela Secretaria para o período da chegada de transatlânticos, a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Turismo e de Planejamento e Infra-estrutura, está finalizando projeto para a construção de um terminal de passageiros. O projeto, que conta ainda com o apoio da Empresa Praticagem de Ilhéus, visa atender às restrições feitas pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) – órgão que administra o porto local e que em junho deste ano enviou documento ao prefeito Newton Lima relatando algumas questões, que de acordo com o órgão estariam infringindo as normas internacionais de segurança dos Portos.Conforme o relatório, estão suspensas a parada de dois ou mais navios de passageiros no mesmo dia, assim como a organização do receptivo na área do Porto Internacional.
A solução, de acordo com a secretária interina de Turismo de Ilhéus, Ana Matilde da Hora, estaria na construção de um terminal de passageiros, que possa comportar tanto a estrutura do receptivo quanto a logística de táxis, vans de passeios, ônibus e demais veículos utilizados no transporte dos cruzeiristas. “Com um local adequado será possível continuar fiscalizando as condições dos veículos envolvidos no passeio desses visitantes, através da parceria mantida com a Secretaria de Transporte e Trânsito, assim como das demais ações realizadas durante a chegada dos transatlânticos”. A secretaria interina explicou ainda que, “caso o município obtenha verba para a construção desse terminal ainda este ano, as obras não devem ficar prontas para o início da temporada, o que vai exigir que a Codeba e a Prefeitura negociem a melhor forma do receptivo aos turistas que chegam pelos navios não ser prejudicado, uma vez que para a temporada de verão 2009/2010 já estão previstas 48 paradas de transatlânticos.
Nesse sentido, o prefeito Newton Lima, que se encontra hoje, dia 11, em Salvador, acompanhado pelo vereador Alcides Kruschewsky, tem agendado duas audiências, sendo a primeira com o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e a outra com o presidente da Codeba, Antônio Celso. Nas duas oportunidades, Newton reivindicará a manutenção do receptivo dentro do porto na próxima temporada, levando o mesmo pleito, hoje, dia 12, ao conhecimento do Ministro-Chefe da Secretaria Especial dos Portos, em Brasília. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)