Aberta em Ilhéus a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte

Com a presença de membros da família do escritor grapiúna, uma vasta programação marcou na noite de segunda-feira (10) a abertura oficial da Semana Jorge Amado de Arte e Cultura (10 a 16) em Ilhéus. Realizada na Casa de Cultura, a solenidade foi prestigiada pelo prefeito Newton Lima e a primeira-dama Inês Tavares, o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, a deputada estadual Ângela Sousa, e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, além do filho e do neto do autor de “Gabriela, Cravo e Canela”, João Jorge Amado e João Amado, outras autoridades e diversos artistas locais.

Na oportunidade, o prefeito Newton Lima assinou mensagens à Câmara de Vereadores alusivas aos projetos de lei que dispõem sobre a criação do Fundo Municipal de Cultura e sobre a instituição do ‘10 de agosto’ como Dia de Jorge Amado. Também foi assinado pelo prefeito um decreto que convoca a I Conferência Municipal de Cultura, programada para acontecer no próximo dia 19 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus. Durante o ato público, o presidente da Fundaci, Maurício Corso, entregou ao secretário Márcio Meirelles um ofício solicitando a celebração de um termo de cooperação técnica com vistas à criação do primeiro núcleo de restauração do interior da Bahia. A proposta é promover, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), a restauração da Casa de Cultura Jorge Amado.
Outra importante notícia para o fortalecimento e para o enriquecimento da Casa de Cultura foi confirmada na noite de ontem pelos familiares do escritor. Após a restauração, o acervo do espaço ilheense será revitalizado e ampliado através da doação de parte do material de Jorge Amado que se encontra nas propriedades da família em Copacabana, no Rio de Janeiro, e em Paris, na França. “São peças exclusivas que pertenceram a Jorge e a Zélia Gattai, como livros, quadros e fotografias”, diz Corso. No decorrer da solenidade, o secretário Márcio Meirelles reafirmou o desejo do Governo do Estado em apoiar a restauração da Casa de Jorge Amado, “instrumento fundamental para a preservação de um passado cultural riquíssimo e repleto de significados”.

Em seu pronunciamento o secretário Márcio Meireles parabenizou o prefeito Newton Lima pela medida de criar o Fundo Municipal de Cultura, “que certamente será um marco em sua administração, pois Ilhéus sai na frente com essa importante iniciativa”. Também se congratulou pela criação do Dia de Jorge Amado, salientando que “Ilhéus é uma cidade que merece a herança cultura que tem, e é por isso que o governador Jaques Wagner a escolheu para sediar a I Conferência Estadual de Cultura”.

Performances – A solenidade oficial de abertura da Semana Jorge Amado de Cultura contou ainda com uma apresentação do Núcleo de Dança, realização de performances artísticas do grupo teatral Maktub e com o lançamento do livro “Coleção Jorge Amado: leilão de novembro de 2008”, de Soraia Cals. De hoje a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e no sábado (15), das 9 às 12 horas, a Casa de Cultura Jorge Amado estará aberta para visitas com receptivo, performances artísticas e a palestra “Nosso patrimônio”, a ser proferida por Fabíola Paes Leme, mestranda em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, informa que Fabíola desenvolve projetos em escolas públicas com o objetivo central de valorizar os patrimônios históricos e culturais de Ilhéus, trabalhando com questões ligadas à memória e à identidade do povo. Na quinta-feira (13), a partir das 18 horas, em frente à Casa de Cultura Jorge Amado, o núcleo da dança apresenta “Crepúsculo de Jorge” e, no dia 14, na mesma hora e local, serão ministradas aulas gratuitas de dança de salão. Encerrando as atividades, estão programados para o dia 16, a partir das 19 horas, no Largo Cultural, apresentação de dança em homenagem ao escritor Jorge Amado, pelo grupo Fascinarte, e, às 20 horas, show “Amanda Canta Jorge”, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)