O projeto de melhoria do sistema educacional de Camaçari, adotado pela Prefeitura, teve mais um importante reconhecimento. O prefeito Luiz Caetano recebeu segunda-feira (10/08), o prêmio internacional de Inovação em Educação Tecnológica. A vice-presidente mundial do Grupo Lego, Lisbeth Valther Pallesen, e o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, Embaixador Mundial da Fundação FIRST, fizeram a entrega durante cerimônia, realizada em Billund, Dinamarca.
Camaçari ainda foi destaque na capacitação dos educadores. O Município é o único do Brasil com 200 professores com certificação internacional de Lego Educadores. A premiação reconhece o trabalho e a eficiência do Município na implantação da metodologia da Lego de aprendizagem por meio de projetos com o uso da robótica.
Implantada em Camaçari em 2006, o método de educação tecnológica permite que o aluno desenvolva habilidades, competências, atitudes e valores, com atividades que demandam trabalho em equipe, liderança, criatividade, solução de situações-problema e organização.
Atualmente, o projeto funciona em todas as escolas municipais, e beneficia os alunos da educação infantil ao ensino fundamental 2. Além da robótica, integram os sete eixos da política pedagógica do Município, a informática, a educação inclusiva, o esporte, o meio ambiente, as artes e as ciências experimentais. Acompanharam o prefeito, os secretários Valter Lima, da Educação, e Ivanildo Antonio, da Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)