“Itabuna: Um amor Centenário”. Este é o tema definido para a festa itabunense do 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência, e foi apresentado na segunda-feira (10) pelo secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, para representantes dos diversos segmentos que participarão do desfile cívico – militares, escolas da rede pública municipal e estadual, além de instituições de ensino da rede privada, desbravadores, bandas de fanfarras e entidades sociais.
O encontro aconteceu na Casa do Educador e serviu para discutir detalhes do evento. Ao explicar o porquê da temática, o secretário lembrou que a idéia é sensibilizar as pessoas para que elas possam ter um sentimento de amor pela cidade que se prepara para celebrar 100 anos de emancipação política e administrativa em 2010. Lisboa lembrou que, oficialmente, as comemorações do centenário começaram no último dia 28 de julho deste ano e serão encerradas no dia 28 de julho do próximo ano.
“Ao trazermos para a Semana da Pátria um tema tão recorrente para a comunidade itabunense, estamos oportunizando um trabalho de resgate dos fatos e de personagens que marcaram a história da cidade. Eles atuaram no âmbito da cultura, das artes e da economia, desde o tempo em que o Arraial de Tabocas era apenas parada obrigatória para os tropeiros, passando pela chegada dos desbravadores, a luta pela emancipação, o desenvolvimento do município até chegarmos na atualidade, onde Itabuna está entre as 120 maiores cidades do Brasil”, frisou.
As entidades estarão divididas em quatro grupos. O Tiro de Guerra, o 15º BPM, Grupamento de Bombeiros, Colégio da Polícia Militar, Movimento Bandeirantes, Escoteiros, Desbravadores, Ordem Demolay e Filhas de Jó integraram o Grupo 1. O Grupo 2 estará formado por instituições de ensino da rede privada, As escolas da Rede Municipal de Ensino, a Fundação Marimbeta e programas sociais formam o Grupo 3. Já o Grupo 4 reunirá as escolas da Rede Estadual de Ensino. Este ano, uma novidade do desfile cívico do 7 de Setembro será a participação do Instituto de Flauta Carlos Oliveira. A Secretaria da Educação também estará convidando bandas de fanfarras de municípios vizinhos para participar da Festa da Independência. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)