A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itabuna está empenhada na implantação do Polo Moveleiro do município e, neste sentido, vem avançando nas conversações e na definição das atribuições das instituições parceiras – Banco do Brasil, Sebrae, Federação das Indústrias, Uesc, Senai, Banco do Nordeste e Sudic – e a Associação dos Marceneiros e Carpinteiros de Itabuna.
Na última quarta-feira (03), o secretário Carlos Leahy esteve reunido com os associados do Polo Moveleiro para tratar dos encaminhamentos que estão sendo feitos junto à Superintendência de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (Sudic), visando à construção dos galpões no terreno doado pela Prefeitura, o no Centro Industrial de Itabuna.
Leahy adiantou que, logo após o Carnaval, estará em Salvador para novamente discutir o assunto com técnicos e o titular da Sudic, Nilton Cruz. Neste encontro, será abordada a questão da planta dos galpões e o início da construção. O secretário lembrou que os preparativos para a implantação do Polo Moveleiro incluem a capacitação dos associados na área jurídica e na compra de materiais, bem como a abertura de linhas de financiamento especiais junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
“Com o Polo Moveleiro, estaremos dando um passo significativo para fortalecer o setor industrial de Itabuna, inclusive abrindo perspectivas para atração de novos investimentos no setor”, argumentou o secretário. Leahy disse ainda irá discutir com o diretor-presidente da Sudic questões relacionadas à manutenção e fornecimento de máquinas.
O presidente da Associação dos Marceneiros e Carpinteiros, Marcelo dos Santos Andrade, observou que a implantação do Polo Moveleiro irá gerar, inicialmente, 250 empregos diretos. “A nossa meta é transformar Itabuna numa referência no setor de construção de móveis de alto padrão de qualidade, com a utilização de madeira legal da Mata Atlântica”, afirmou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)