Embora já tivesse declarado publicamente que o município não tinha condições financeiras para arcar com os custos da festa carnavalesca deste ano, e portanto, o evento estaria cancelado, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, terminou acatando as ponderações do governador da Bahia, Jacques Wagner, e do secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, e decidiu na noite de ontem, dia 03, realizar o carnaval na avenida Soares Lopes, palco tradicional da festa momesca.
Explica o prefeito que nos últimos dias, após ter anunciado o cancelamento do evento, foi procurado insistentemente pelo secretário Leonelli, em nome do governador, para que retrocedesse em sua decisão e realizasse o carnaval mesmo em menor proporção. “Argumentei que, investir recursos numa festa, no momento em que o município ainda atravessa uma forte crise econômica, além de ser irresponsável, comprometeria ainda mais a nossa folha de pagamento, seja a salarial como também com relação aos nossos fornecedores”, afirmou Newton salientando que, “para contornar essa situação, o Estado então resolveu ampliar o apoio, e ofereceu, dois trios, duas bandas, a participação dos cantores Cid Guerreiro e Viviani Tripodi , além da importância de 200 mil reais”.
Dessa forma, continua o prefeito, em respeito a parceria que sua administração tem com o governo Jacques Wagner, e também indo de encontro a uma parcela importante da comunidade que reivindicava a festa carnavalesca, mesmo de menor porte, “tivemos que rever a nossa posição e acatamos esse apoio, uma vez que a Prefeitura só entrará com a logística e a contratação de bandas locais, entre outros gastos menores”, garantiu. Como o tempo já está bastante escasso para elaboração da festa, na manhã de hoje, dia 04, o prefeito convocou a secretária de Turismo, Ana Matilde da Hora, e o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, para que, de imediato, formem uma equipe com dedicação exclusiva para a realização do carnaval.
A secretária Ana Matilde informa que, como já havia elaborado três projetos carnavalescos, cada um com determinado valor de investimento, “vamos colocar em prática aquele que corresponde a essa realidade de agora, isso é, com o apoio estadual ampliado e a Prefeitura entrando só com a logística”. Assim, adianta que a festa transcorrerá durante três dias, 14, 15 e 16, ou seja, domingo, segunda e terça-feira, com uma estrutura simples, sem camarotes, e com o circuito também mais reduzido para que a festa fique mais concentrada e alegre”, afirmou, ressaltando que”, a partir de agora é correr contra o tempo e garantir um bom carnaval para os nossos foliões”, concluiu. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)