O Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde, o Cuidar, que revolucionou o atendimento médico especializado em Camaçari, completa um ano no dia 5 de fevereiro. Ao longo dos meses, mais de mil usuários foram atendidos, gratuitamente, pelo centro. Hoje, 311 pacientes se encontram em processo de reabilitação. O Cuidar integra uma rede de tratamentos, que inclui a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) e os Centros Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e o de Oncologia de Camaçari (Ceonc).
Ao todo, 40 profissionais garantem atendimento à população no Cuidar. A Unifal, por exemplo, conta com nutricionista, psicólogo, hematologista, farmacêutico e assistente social. A anemia falciforme é uma doença rara, hereditária e congênita, que consiste na alteração da hemoglobina, dificultando a passagem do sangue. O Cempre atende pessoas com deficiência física, vítimas de lesões corporal e medular, distrofia muscular, patologias degenerativas do sistema nervoso central, má formação congênita, crianças com dificuldades no crescimento, pessoas amputadas e com seqüelas de politraumatismo.
De acordo com a coordenadora Geral do Cuidar, Yvana Karina, semanalmente 25 pacientes novos, incluindo crianças e adultos, são acolhidos no Cempre, que conta com dois ginásios estruturados, equipamentos de última geração, além de um grupo de profissionais formados por fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, médico neuropediatra, neurologista e ortopedista. Pessoas diagnosticadas com câncer recebem atenção especial do Ceonc, que acolhe e realiza um trabalho de orientação e conscientização sobre a importância do tratamento adequado. O Ceonc conta com médicos especialistas em urologia, mastologia e ginecologia. Alem de serviços de enfermagem, serviços social, nutricionista e musicoterapia.
O Ceonc também conta com o serviço de Transporte Fora do Domicílio (TFD), que encaminha gratuitamente todos os pacientes com câncer para tratamento de quimioterapia, radioterapia, consultas e cirurgias em quatro hospitais de Salvador, o São Rafael, Aristides Maltez, Centro Estadual de Oncologia (Cican) e Santa Izabel. Segundo a coordenadora Yvana Karina, o Cuidar é uma referência estadual no que diz respeito à humanização, acolhimento e encaminhamento de pacientes. “Um dos melhores centros de reabilitação da Bahia”.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)