O município de Juazeiro receberá um novo espaço de cultura e turismo. Toda a classe artística e população juazeirense estão convidadas a participar da solenidade de inauguração da Casa do Artesão, às 9h do dia 28 deste mês, na Avenida São João, atrás da banca, no antigo prédio da Junta Militar.
A Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer idealizou a Casa do Artesão para proporcionar a valorização dos grupos de artesanato regional, que também são participantes do processo de concepção do novo espaço cultural da cidade de Juazeiro. Para o secretário Pedro Alcântara Filho, o espaço é um presente para o município. “Esta é uma conquista não só da prefeitura de Juazeiro ou dos artesãos, mas sim de toda a população de Juazeiro, que recebe este equipamento turístico-cultural”, destacou. O secretário acrescentou ainda que além da cidade anfitriã, os municípios baianos do Vale do São Francisco, como Curaçá, Casa Nova, Sobradinho, dentre outros também poderão expor seus trabalhos no espaço.
As peças em exposição retratam a cultura regional: o trabalho e o cotidiano, a culinária e as festas, os mitos e os ritos, personagens como as lavadeiras, os violeiros, pescadores, barqueiros, lavradores, vaqueiros e carrancas, simbolizando a memória social do município e região. Para Neci Alves, coordenadora do grupo cultural Mãe da Mata, o artesanato é uma forma de preservar a história da cultura popular. “Esta linguagem artística é uma das ferramentas das classes populares. Diante disso, as suas práticas e saberes, não devem perder sua historicidade”, definiu.
A criação da Casa do Artesão consolida a parceria com o Governo da Bahia, mediante o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá, uma autarquia da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. A estreita relação com o órgão do Estado resultou na doação de toda a mobília da Casa. (Prefeitura de Juazeiro)