O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães deverá ganhar ainda este ano um novo equipamento de tomografia computadorizada. A informação é do presidente da Fundação de Assistência à Saúde de Itabuna, entidade mantenedora do Hblem, Antônio Costa, ao anunciar que o sinal verde para a aquisição do tomógrafo foi dado pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla. O equipamento tem um custo estimado de US$ 250 mil.
O presidente da Fasi destaca ainda que o equipamento atenderá a uma grande demanda de serviços de diagnóstico por imagem do Hblem e da própria população, que busca por atendimento especializado no hospital. Ele diz ainda que o novo equipamento, por ser de última geração, possui alta definição, fazendo inclusive alguns exames diferenciados que não eram viáveis com o equipamento que existe hoje na unidade de saúde e se encontra desativado.
A principal vantagem da tomografia computadorizada (TC) é que ela permite o estudo de secções transversais do corpo humano, ao contrário do que é oferecido pela radiologia convencional, que consiste na representação de todas as estruturas do corpo sobrepostas. Assim, é obtida uma imagem em que a percepção espacial é mais nítida e com melhor definição.
Antônio Costa observa que o Hospital de Base registra uma grande demanda por atendimento especializado, principalmente na área de exames tomográficos, de outros 120 municípios. “Existe uma pactuação com alguns municípios, contudo a maioria ainda não é pactuada, mas também é atendida no Hospital de Base, que está sobrecarregado”, avalia. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)