Desde o final do ano passado, a população de Ilhéus e turistas que visitam a cidade durante o verão contam com os serviços descentralizados do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU/192) todos os fins de semana, das 9 da manhã às 6 da tarde. Em dois postos, localizados em frente ao Condomínio Mar e Sol, na zona norte e outro, localizado em frente a Cabana Gabriela, na rodovia Ilhéus-Olivença, duas equipes básicas vem prestando serviços de aferição de pressão, além de primeiros-socorros em casos de embriaguez ou afogamento, que costumam ser registrados com maior frequência por ambas as equipes. De acordo com levantamento do Samu, desde o início da Operação Verão já foram registradas cerca de cem ocorrências no posto da zona sul e cerca de cinqüenta, no stand da área norte.
Essa semana o trabalho do Samu deve ganhar reforço com a distribuição de panfletos informativos com dicas para a prevenção de acidentes e sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, através de uma parceria com a Coordenação do DST/AIDS. Nos stands, também será feita a distribuição de preservativos. Para o coordenador administrativo do Samu, Edson Freitas, a presença das ambulâncias-reserva nesses dois locais otimiza o trabalho de atendimento prestado pela sede, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, na Avenida Itabuna. “Localizadas em pontos estratégicos da cidade, as ambulâncias dão suporte aos casos que aconteçam nas redondezas dos postos descentralizados, agilizando o serviço e diminuindo ainda mais o risco de morte entre as vítimas”, afirmou.
Estrutura - As bases contam com uma equipe formada por enfermeiro, técnico em enfermagem e condutor-socorrista para realizar o atendimento e o encaminhamento a uma das unidades de saúde e hospitais da cidade, caso seja necessário. Ainda de acordo com o coordenador do Samu, o serviço descentralizado deve prosseguir até o feriado de carnaval. “As equipes permanecerão em prontidão, todos os sábados e domingos, em mesmo horário e também durante o feriado de carnaval até a quarta-feira de cinzas. Após esse período, o serviço volta a ser disponibilizado no feriado da Semana Santa, marcado para o início do mês de abril (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)