A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) começa o ano com novos desafios. Entre eles, o de assumir o comando da Escola Profissionalizante de Itabuna (EPI), que antes era de responsabilidade da Secretaria de Educação. De acordo com titular da SAS, Antônio Formigli Rebouças, a proposta para dinamizar ainda mais a unidade é criar um moderno sistema destinado a atrair um número maior de jovens para o ensino profissionalizante.
Formigli entende que se a juventude encontra oportunidade de aprender e se aperfeiçoar por meio de uma boa orientação, com certeza poderá dar os primeiros passos para a iniciação ao trabalho. E com isso, criar novas perspectivas favoráveis para sua socialização e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida.
“Assumir a EPI é uma grande responsabilidade, mas estamos dispostos a enfrentar os desafios porque vemos naquela unidade uma importante ferramenta de cunho social, econômico e educativo para nossos jovens, que muitas vezes se sentem atraídos por caminhos que os colocam em situação de risco”,afirma Formigli.
Moradores de rua - Outro desafio da SAS é a solução da questão relacionadas às pessoas em situação de rua. O secretário informa que estão sendo firmados convênios com algumas instituições filantrópicas para que elas possam abrigar parte dessas pessoas. Outra alternativa é a aquisição de um local seguro, mantido pela prefeitura, para atender a demanda.
De acordo com um levantamento feito pela secretaria no ano passado, existem cerca de 70 pessoas que vivem nas ruas de Itabuna. Mas o número pode ser bem maior, tanto de moradores quanto de pessoas em passagem pela cidade. Para atualizar os dados e promover um novo cadastramento, a secretaria iniciará uma levantamento nas próximas semanas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)