Com uma frota de dois mil veículos que circulam em vias caracterizadas por declives e aclives, a cidade de Medeiros Neto é uma das vinte contempladas com a implantação do projeto de sinalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA). A licitação foi autorizada no último dia 17 de dezembro, através do edital publicado no Diário Oficial do Estado.
Para a elaboração do projeto, a equipe de técnicos da Coordenação de Projetos de Trânsito (CPT) realizou vários estudos com os moradores da cidade e técnicos da prefeitura. A partir dos pontos críticos verificados constatou-se que não existe nenhum tipo de sinalização para a segurança de motoristas e pedestres, há grande volume de motos, além do calçamento da maioria das ruas serem ainda de paralelepípedos.
Após a análise de campo, os técnicos diagnosticaram que a cidade precisa ser dotada de uma sinalização moderna e eficaz, através de sinalização vertical que vai contar com 464 placas, sendo 240 de regulamentação, 139 de advertência, 84 indicativas e uma de serviços; e ainda sinalização horizontal, com canalização de fluxos, pintura das faixas de pedestres em toda a cidade e a implantação de tachões que tem como objetivo disciplinar o trânsito, bem como solucionar problemas de veículos.
Para o diretor geral do DETRAN-BA, Adriano Romariz essa iniciativa é imprescindível. “A sinalização é um dos elementos fundamentais para garantir a mobilidade e acessibilidade com segurança a toda população. Uma cidade não pode ficar sem sinalização”.
De acordo com o prefeito de Medeiros Neto, Adalberto Alves Pinto o projeto visa melhorar significativamente o trânsito. “Não tenho dúvidas de que esse projeto do DETRAN vai ajudar a sanar os congestionamentos diários que vêm ocorrendo em nossa cidade. Tenho certeza que uma das causas é a falta de sinalização, pois é muito difícil circular por uma cidade sem placas. Por saber da importância desse projeto que a Prefeitura, através da Secretaria de Obras contribuiu dando informações e guiando os técnicos do DETRAN-BA por toda a cidade“, afirmou.
Além de Medeiros Neto, mais 19 cidades serão contempladas como: Itapebi, Ibirapuã, Alcobaça, Lajedão, Nova Viçosa, Belmonte, Guaratinga, Itarantin, Jucuruçu, Brejões, Coaraci, Irajuba, Itapitanga, Nova Itarana, Vera Cruz, Capim Grosso, Cocos, Quixabeira e Caculé. As obras serão divididas em quatro lotes e o valor investido será mais de três milhões.