Até o final deste mês de janeiro o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, espera concluir a reforma administrativa iniciada com a publicação do decreto ( edição de hoje, dia 05, do Diário de Ilhéus) em que revogou todas as nomeações de cargos comissionados. A medida, de acordo com o prefeito, tem a finalidade de reduzir os custos do pagamento da folha salarial, que atualmente está acima do que permite a Lei de Responsabilidade Fiscal, além de permitir dar “uma nova cara” ao governo, com a troca de nomes do primeiro escalão, principalmente.
Explica o prefeito Newton Lima, que, embora tenha colocado em prática uma reforma administrativa no início de 2009, a mesma terminou não correspondendo a expectativa, pois os cargos se mostraram excessivos enquanto que a receita apresentava quedas mensais constantes, quase que inviabilizando os menores investimentos em infra-estrutura. Diante disso, comentou, não restou outra alternativa a não ser adotar uma medida drástica de revogar todas as nomeações de comissionados, possibilitando desta forma revigorar a administração com o afastamento de alguns ocupantes de cargos que também não corresponderam as expectativas.
Ponderou que, para manter os serviços básicos essenciais em plena atividade, ainda no transcorrer de ontem (05), irá nomear, nem que seja interinamente, os secretários de Educação, Saúde e Serviços Públicos, uma vez que já foram iniciadas as matrículas na rede municipal de ensino; o combate a dengue precisa ter total continuidade, e a limpeza pública, que já sofre problemas, não pode ser ainda mais prejudicada. Os demais cargos, com as possíveis mudanças, estarão sujeitos a análises e nomeações durante todo este mês.
No que se refere ao quadro de efetivos, Newton Lima adiantou que já determinou à Procuradoria Geral do Município (Proger), um profundo estudo para verificar quais servidores já se encontram aptos a se aposentar; os que estão cedidos à outros órgãos ou esferas governamentais com custos para o governo; e ainda os que não comparecem ao seu setor de trabalho mas que permanecem incluídos na folha de pagamento salarial.
Newton Lima disse que se encontra bastante tranqüilo com a medida adotada, garantindo que, antes de coloca-la em prática procurou de todas as maneiras verificar a sua abrangência, concluindo que, para a máquina administrativa ganhar novo impulso e vigor e ir de encontro aos anseios da comunidade, foi um ato correto, necessário, e acima de tudo, pensando no melhor para Ilhéus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)