A reforma e ampliação do Hospital Geral de Camaçari (HGC) continuam em ritmo acelerado. Mais 11 funcionários estão sendo contratados ainda esta semana para garantir que a obra seja inaugurada no final deste mês. A intervenção, que está 70% concluída, é custeada com recursos da Prefeitura e está orçada em R$365 mil. As mudanças estão sendo feitas na emergência, pediatria e pré-parto, com novas salas de triagem, posto de enfermagem, sala de estar e de plantonista e dois banheiros. Ainda houve ampliação da sala de parto.
A pediatria ganhou uma sala de estar médico e de higienização, dois banheiros, recepção e duas áreas verdes. Na emergência, onde acontece a maior parte da obra, os trabalhos também estão adiantados e estão sendo construídas salas de serviço social, higienização, reidratação, emergência, triagem, posto e subposto de enfermagem e dois banheiros. Além disso, foi realizada ampliação da recepção, das salas de inaloterapia, aplicação de medicamentos e observação, cirurgias e pequenos curativos, gesso e redução de fraturas, observação mista, farmácia e da sala de utilidades. Os setores de observação de homens e mulheres tiveram a estrutura ampliada e novos banheiros.
Ainda na emergência, está prevista reforma da sala de exames. Foram construídas uma entrada externa para emergência pediátrica e setor de raio X, mais um acesso interno ligando os dois setores e a emergência adulto. Cada ambiente tem recepção própria. A obra do HGC ainda prevê a construção de salas para as polícias Civil e Militar, mais a reforma da entrada do hospital. Já estão prontas e em funcionamento a sala de higienização de autoclave e a recepção do raio X. Ambas passaram por ampliação.
Até a conclusão das intervenções, os atendimentos do setor de urgência acontecem em uma unidade provisória de aproximadamente 400 metros quadrados, na área do estacionamento. A exceção é para o centro cirúrgico e o ambulatório, que funcionam normalmente no espaço da unidade hospitalar.
EQUIPAMENTOS - Ao final da obra, serão adquiridos novos respiradores, camas e monitores para sala de reanimação. Uma máquina de raio X e novo equipamento de ultrassom já estão em funcionamento na unidade. Os equipamentos serão comprados pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Segundo a diretora geral do Hospital Geral, Dorilda Vasconcelos, a obra vai humanizar o atendimento prestado à população, que contará com melhorias nos serviços de acolhimento e classificação de risco (preferência aos casos mais graves). “Ainda existe a proposta de colocar aparelhos de ar condicionado e TV na recepção para tornar a espera dos pacientes algo mais confortável”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)