Alegria, felicidade, euforia, agradecimento – sentimentos refletidos nos olhos das famílias que puderam ver o sonho da casa própria realizado no dia 28 de dezembro.
A solenidade de entrega das chaves das 200 casas, que contou com a presença da equipe de governo municipal, vereadores, representantes da Caixa Econômica Federal, Sr. Fábio Teixeira Lima e Sra. Ana Maria Andrade, Sr. Diego Macedo – Construtora Terta (responsável pela obra), Sr. Jadir Batista – gerente escritório Coelba e centenas de pessoas, aconteceu num clima de muita emoção, pois o momento estava sendo esperado desde o ano de 2005, quando o governo municipal iniciou a incessante busca da implantação de programas habitacionais para beneficiar as famílias de baixa renda.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania foi a responsável por todo o processo de cadastramento das famílias, sendo que tal cadastramento aconteceu entre 2005 e 2006.
Ao fazer uso da palavra a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Cláudia Hoffmann fez uma breve retrospectiva de todo o caminho trilhado, de todos os obstáculos vencidos e a sensação de dever cumprido. “A minha alegria é muito grande em poder estar aqui com vocês. Esperamos todos juntos este momento e me sinto agora eternamente grata a vocês que me deram a oportunidade de poder partilhar deste sonho e ser uma das pessoas que contribuíram para a sua concretização. Quero ainda lembrar que as atividades referentes ao PTTS ainda continuam por mais 03 meses. Muito obrigada e sejam muito felizes neste novo lar”.
A presidente da comissão de acompanhamento de obras, Sra. Vanderleia Souza da Silva, representando todas as pessoas beneficiadas, falou sobre toda a sua alegria e satisfação em estar recebendo a chave da casa. “Esta casa que muitos chamam de casinha é um palácio, é uma mansão e eu digo com muito orgulho que sou moradora do Loteamento Malhada Branca, não deixo ninguém diminuir o que estamos recebendo, pois representa para nós a conquista de um grande sonho. Iniciaremos aqui uma nova vida, com mais dignidade. Obrigada a todos.”
O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos bastante emocionado saudou a todos e parabenizou pela conquista de seus “pequenos palacetes”. Falou sobre sua visita ao local, quando do início da construção das quatorze unidades habitacionais e novamente durante a construção das duzentas quando convidou as pessoas que seriam beneficiadas para se dirigirem aos seus nomes afixados em pequenas tabuletas na frente de cada alicerce das casas e juntos fazerem uma oração. “Hoje podemos ver o sonho não só das quatorze famílias, mas de mais duzentas e num futuro bem próximo mais duzentas e trinta e oito. É sem dúvida um momento de muita alegria”.
O gestor falou também que foi no início da obra das 14 casas que teve a idéia de implantar em Brumado as escolas de tempo integral, projeto de Anísio Teixeira. “No ano de 2004 tínhamos 86 salas multisseriadas. Hoje já temos duas escolas em tempo integral funcionando e em breve teremos mais duas. Ocupamos o quinto lugar no IDEB da Bahia”. (Prefeitura de Brumado)