Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo se reuniram com os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) para apresentar o projeto de Preservação e Recuperação do Riacho do Lagamar. O riacho tem sua nascente localizada no povoado de Furquilha e a foz, na comunidade de Sítio Novo. São aproximadamente quatro quilômetros até desaguar no rio São Desidério. O riacho abastece as duas localidades, e também é utilizado para o uso animal e na irrigação das pequenas lavouras.
Para alcançar a meta do projeto, várias propostas foram lançadas. Entre elas, o isolamento da nascente, construção de 68 unidades sanitárias nas residências que ainda não dispõem desse benefício e a manutenção das veredas. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Demósthenes Junior, outras atividades importantes serão desenvolvidas junto à população das áreas. “Ensinar as técnicas de preservação ambiental, trabalhar a conscientização das famílias e promover a troca de experiências entre os pequenos produtores são ações possíveis graças às parcerias que formamos nesse projeto”.
Os membros do COMDEMA, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, alunos da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICAD) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e os próprios moradores dos povoados, participarão dos trabalhos. O lançamento oficial do projeto está previsto para o próximo dia 22. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)