A Secretaria Municipal de Agricultura realizou na comunidade de Morrinhos (região Sudoeste do município) um dia de campo sobre a cultura do abacaxi. O objetivo foi proporcionar, aos pequenos produtores da região, o conhecimento técnico e fitossanitário voltado para a melhoria na qualidade e ao aumento na produção da fruta. Na cerimônia de abertura, participaram o prefeito Oberdam Rocha, o secretário de agricultura Marcos Soares, técnicos da Secretaria de Agricultura, EBDA, ADAB, vereadores e lideranças políticas. O público-alvo do evento foram os produtores interessados na atividade.
Inicialmente foi apresentada, no Centro Comunitário do Povoado dos Morrinhos, uma análise sobre a cultura do abacaxi. Os técnicos da Empresa Baiana para o Desenvolvimento Agrícola (EBDA) mostraram os tratos fitossanitários do abacaxizeiro. Em seguida, foi realizada uma visita técnica às unidades de demonstração da fruta.
A fruta - O fruto do abacaxizeiro é utilizado tanto para o consumo in natura quanto na industrialização, em diferentes formas: pedaços em calda, suco, pedaços cristalizados, geléias, licor, vinho, vinagre e aguardente. Como subproduto desse processo industrial pode-se obter ainda: álcool, ácidos cítrico, málico e ascórbico; rações para animais e a bromelina. A bromelina é uma substância de alto valor medicinal, trata-se de uma enzima muito utilizada como digestivo e anti-inflamatório. Na culinária, o suco de abacaxi é utilizado para o amaciamento de carnes. Além disso, os frutos do abacaxi são ótimas fontes de cálcio, vitaminas A, B e C.
Na Bahia a produção (67%) concentra-se nas regiões econômicas do Paraguaçu, Sudoeste e Litoral Norte onde aparecem os municípios de Coração de Maria, Santa Ines, Inhambupe, Cravolandia, Irajuba e Entre Rios com produções expressivas. As regiões Oeste e Baixo Médio São Francisco mostram-se promissoras para a cultura do abacaxi. (Prefeitura de Barra do Choça)