A temporada de transatlânticos, que mobiliza anualmente uma grande rede de comerciantes e prestadores de serviços, terá início no próximo domingo, dia 22, com a chegada ao Porto Internacional de Ilhéus do navio MSC Ópera. Com bandeira do Panamá, o primeiro transatlântico a aportar na cidade nesta nova temporada possui 252 metros de comprimento e capacidade para 2.055 hóspedes. Como estrutura, oferece, entre outros, academia, minigolf, salão de beleza, duas piscinas, sete bares, cassino, virtual games, internet café, miniclube, shopping e teatro para 713 cruzeiristas.
Após abrir a temporada, o MSC Ópera retorna à Ilhéus nos dias 27 de novembro, nos dias 3 e 17 de dezembro, dias 14 e 28 de janeiro, dias 11 e 25 de fevereiro, e 11 de março e 2 de abril. Já o Costa Mágica aporta na cidade nos dias 3 de dezembro e 20 de março. O navio Costa Concórdia estará em Ilhéus nos dias 7 e 30 de dezembro, 5,13, 20 e 27 de janeiro, dia 17 de fevereiro e 13 de março. O MSC faz parada única no dia 10 de dezembro. Já o MSC Orquestra faz onze paradas no total (dia 21 de dezembro; dias 4, 11, 18 e 25 de janeiro; 01, 8 e 17 de fevereiro e dias 1 e 15 de março e 11 de abril).
O transatlântico Sovereign of the Seas estará em Ilhéus nos dias 23 e 29 de dezembro. Assim como o MSC Música, o Zenith também só faz uma parada na cidade: no dia 24 de dezembro, mesmo dia em que o MSC Lírica aporta pela 1ª vez no município. O ‘Lírica’ retorna nos dias 7 e 21 de janeiro e 4 e 18 de fevereiro. O Grand Celebration faz paradas nos dias 3 e 19 de janeiro, 3 de fevereiro e 8 de abril. Também visitam a cidade o Delphin Voyage, dia 2 de março e o Veendam, dia 27 de março.
Receptivos - Este ano, visando obedecer às recomendações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), todo o receptivo dos cruzeiristas será realizado ao lado do Porto Internacional, na área da Concha Acústica. As empresas de receptivo de turistas que atendem aos navios ficaram responsáveis em realizar o transporte dos passageiros até a Concha, onde estarão montados estandes para distribuição de materiais informativos e receptivos formados por baianas, ‘gabrielas’ e grupos afro, de capoeira e de samba de roda, além de vans, táxis e ônibus de passeio cadastrados. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)