O jequieense que possui arma de fogo e deseja sair da ilegalidade terá oportunidade de fazer o recadastramento de sua arma sem precisar sair de Jequié. De 23 a 28 de novembro, policiais federais estarão na cidade, em local a ser anunciado, para atender os municípios da região de acordo com a estratégia da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado da Bahia, órgão responsável pela campanha “ARMA LEGAL SÓ COM REGISTRO FEDERAL”.
Jequié foi escolhida em razão de sua posição geográfica na circunscrição territorial da Superintendência na Bahia. Para garantir o sucesso da Caravana Nacional do Desarmamento e Regularização, foi solicitada a participação da Prefeitura de Jequié, a quem caberá a designação de servidores, equipamentos, bem como a disponibilização de um local de fácil acesso aos interessados no combate à clandestinidade.
A campanha visa à entrega espontânea pelo proprietário da arma de fogo que não mais desejar possuí-la, ou o registro das armas de uso permitido não registradas ou ainda a renovação dos registros expedidos pelos órgãos estaduais. Os procedimentos são gratuitos. A regularização é obrigatória e quem não registrar ou renovar o registro da arma de fogo que esteja em seu poder, até o dia 31 de dezembro de 2009, poderá ter sua arma apreendida, podendo ainda, incidir na prática de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento – Lei n°. 10.826/03.
A Caravana estará também em Feira de Santana, Guanambi, Paulo Afonso e Barreiras.
A nova campanha para o desarmamento vai até o dia 31 de dezembro em todo o país. Qualquer tipo de arma pode ser entregue em delegacias ou superintendências da Policia Federal, inclusive as que não possuem número de fabricação. (Prefeitura de Jequié)