A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuária da Bahia (EBDA) começaram a entregar aos produtores rurais ligados as associações do município de Poções o segundo lote de sementes de milho e feijão da lavoura 2009/2010. A parceria este ano já entregou 2.500 kg de sementes no mês de março e agora entrega cerca de 4.500 kg beneficiando todas as regiões da caatinga e da zona da mata.
O trabalho começou nesta semana atendendo Bandeira Nova, Bom Jesus de Cima, Santa Rosa, Lagoa do João, Pimenteira, Umbuzeiro de Cima, Lagoa da Serra, Jacutinga, Mundo Novo, Roçado Grande e Lagoa Nova. Para a próxima semana a distribuição começa dia 16/11/2009 na Boa Sorte, Salinas, Bezerro, Mulungu, Porteira Velha, Galiléia, Cachoeira, Craúno, Paus Brancos, São José I, Umbuzeiro I e Assentamento Iguai. O trabalho termina no dia 23/11/2009 no Bernardino.
O Secretário Mateus Cruz disse que este ano a parceria teve o apoio dos técnicos, não deixando o produtor sem as devidas orientações sobre o plantio, a colheita e a comercialização. Alguns produtores até estocaram sementes para o novo plantio, mesmo assim o governo e o escritório em Poções mantêm o cronograma de distribuição a todos os produtores do município.
Mateus aproveitou a reportagem para tranqüilizar a população da zona da caatinga, que mesmo com as chuvas, o prefeito Luciano Mascarenhas e o Exército Brasileiro mantém o programa de distribuição de água nos carros pipas. Outro assunto citado pelo secretário é a conclusão da topografia da região do Bernardino, visando à recuperação da estrada no projeto dos 52 km do convênio com o governo federal para a região do Tarugo.
Falando sobre o projeto da Indústria do Lixo, a Agro Eco 1 que será implantada em Poções, o secretário Mateus Cruz disse que sempre foi apoiado pelo Prefeito Luciano Mascarenhas, “fizemos a estruturação do meio ambiente, instalação do conselho, criação da cooperativa dos catadores do lixão e tantos outros meios para fortalecer e abrir caminhos para a proteção sustentável da natureza.
O programa da Capriovinocultura será implantado no município, a garantia vem do secretário que participou de uma reunião da comissão executiva do projeto, que devolve ao produtor rural que vive na caatinga a possibilidade de geração de renda e emprego, “um sonho de Tonhe Gordo que seu filho, prefeito Luciano, coloca em discussão com os agentes financeiros BNB e BB e os parceiros dos setores Federal, Estadual, Municipal e Privado. A diferença agora é o gerenciamento do programa pelo governo municipal e tendo como base a responsabilidade do produtor em pagar um empréstimo com juros de 1% ao ano e em até 10 anos para pagar. O programa também contará com a assistência técnica do início até o fim com acompanhamento permanente”, afirmou Mateus. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)