Durante o mês de novembro, quando se comemora o Dia de Consciência Negra, diversas atividades ressaltam o valor do negro na sociedade e põem em evidência questões relacionadas à igualdade racial. A programação do Novembro Negro começa com ciclo de palestras em 10 escolas do Município, cujos temas são De onde viemos e como estamos, Doença que nos acometem, Juventude e violência e amostra de vídeos. As palestras acontecem até o dia 27.
No dia 19 tem sessão especial na Câmara de Vereadores sobre o Dia da Consciência Negra, que antecede a data comemorativa. Dia 21, das 8h às 17h, na Associação de moradores de Cordoaria, acontece o Seminário Quilombola, cujo tema é Orgulho de ser Quilombola. As atividades seguem com o encerramento da 2ª Etapa do Projeto Mulher Cidadã, previsto para dia 26, e a disposição de um estande no Espaço Pólo de Cidadania, na Cidade do Saber, no dia 28, das 8h às 17h, com serviços de orientação jurídica, corte de cabelo, penteado afro e distribuição de material informativo.
A última atividade acontece dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate a AIDS, doença que tem causado a morte de muitos negros na África. Pela manhã, equipes em estandes nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes distribuem materiais informativos e preservativos. Ainda no dia 1º, às 16h, uma sessão especial na Câmara de Vereadores trata sobre a AIDS. À noite, um show beneficente com atração musical, no espaço Perfil, encerra o projeto Novembro Negro em Camaçari. A programação envolve as secretarias de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), através da Coordenação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Saúde (Sesau). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).