O 1º Painel Nacional de Influenza: Balanço e Desafios ocorreu na tarde desta segunda-feira, 03 de agosto, em Brasília, e tratou de temas como as medidas relacionadas ao enfrentamento da Gripe A. Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro milhão de doses da vacina chegará ao Brasil em dezembro deste ano.
Dezoito milhões de pessoas devem ser vacinadas contra a gripe até o primeiro semestre de 2010. O governo brasileiro pretende comprar, inicialmente, 1 milhão de doses da vacina para atender aos grupos prioritários - profissionais de saúde, mulheres grávidas e portadores de doença do coração. Para o primeiro trimestre de 2010, estão garantidas outras 17 milhões de doses. As amostras são produzidas pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e, no Brasil, envasadas pelo Instituto Butantã, em São Paulo.
O Ministério da Saúde estuda, ainda, a possibilidade de importação de mais 15 milhões de doses da vacina contra o vírus. Para que isto ocorra, a Organização Mundial de Saúde (OMS) deverá autorizar a redução da produção mundial da vacina sazonal, que combate a gripe comum.
O Painel foi encerrado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele disse que a proximidade do Brasil com países da América do Sul é preocupante. A reunião que ocorrerá em Quito (Equador), em 08 de agosto, com objetivo de encontrar soluções integradas entre os países sul americanos para conter o avanço da gripe suína, também foi destaque no discurso de Temporão. “O enfoque principal do encontro é discutir formas de acesso à vacina”, afirmou.
Confira, até o fechamento desta reportagem, o número de mortes registradas em cada Estado do país: RS: 29; PE: 1; BA: 1; PB: 1; SP: 37; RJ: 19; SC: 3; PR: 5. Total: 96 mortes. (Fonte: CNM)