Feira de Santana se prepara para o Censo 2010

O município de Feira de Santana está dando o primeiro passo para realização do Censo 2010 com a instalação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), espaço para interlocução entre o IBGE e representantes do poder público e da sociedade civil. A primeira reunião contará com a participação do prefeito, Tarcísio Pimenta, secretários de diferentes pastas e representantes de diversas instituições da sociedade organizada, na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas.

O censo de 2010 deve criar 240 mil empregos temporários, para visitar cerca de 58 milhões de domicílios brasileiros. A equipe será equipada com cerca de 210 mil computadores de mão, nos quais estarão o questionário eletrônico do Censo 2010 e um programa para facilitar a localização do recenseador, por GPS, em áreas rurais e/ou remotas.

As Comissões Municipais de Geografia e Estatística serão instaladas nos 5.565 municípios do País e auxiliarão na tarefa de coletar informações em cada um dos 58 milhões de domicílios brasileiros. As Comissões irão colaborar na infraestrutura para instalação dos quase sete mil postos de coleta informatizados. Conectados à Internet, ou por outro meio de comunicação, esses postos receberão os dados coletados pelos recenseadores e os transmitirão para a sede do IBGE, no Rio de Janeiro.

O Censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios particulares permanentes do País e é o levantamento que oferece a maior quantidade de informações a respeito da população residente e de seus locais de moradia. A partir dessas informações, podem ser elaboradas políticas públicas para dimensionar e atender as demandas locais por educação, saneamento básico, atendimento hospitalar, coleta de lixo, luz elétrica e outros serviços.