Termelétrica fica pronta este mês

A partir de 1º de setembro, entra em operação, no Município de Camaçari, a Energética Camaçari Muricy 1. As obras da termelétrica estão em ritmo intenso e devem ficar prontas no final de agosto. Junto com a Arembepe Energia S/A, os investimentos chegam a R$ 680 milhões. De acordo com o gerente administrativo e financeiro da Energética Camaçari Muricy 1, Rui Pereira, Camaçari foi escolhida para instalação pela facilidade logística, de transporte e da infra-estrutura adequada. Ele lembra que 95% das pessoas que trabalham na construção da termelétrica são do Município.

As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A energia produzida será transportada, via rede de transmissão, para o Sistema Interligado Nacional (SIN), que abastece quase todo o país. A partir daí, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), entidade de direito privado responsável pela coordenação e controle da geração e transmissão de energia do SIN, define o local para onde a produção será destinada.
As termelétricas funcionam apenas quando acionadas pelo Operador. Isso pode acontecer em função de dois fatores, ou por problema de transmissão de energia, a exemplo de queda de poste ou linha de transmissão, ou quando, por conta da falta de chuvas, as usinas hidrelétricas não tiverem condições de atender a demanda.
TERMELÉTRICAS - A Energética Camaçari Muricy 1 está instalada em uma área de 50 mil metros quadrados na avenida Muricy, Pólo Petroquímico Leste (atrás da Ford). O empreendimento possui 148 megawatts/hora de potência instalada e em funcionamento vai gerar 40 empregos diretos e 60 indiretos. São oito motores e oito geradores da Man Diesel, empresa com sede em Munique, na Alemanha. O projeto é resultado de consórcio da Petrobras com Fundo de Investimento e Participações, gerido pelo Banco Mellog, com sede em São Paulo.