Das mãos da chefe de apoio ao deficiente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, Senhora D”Assunção, o prefeito de Ilhéus Newton Lima recebeu o relatório das primeiras atividades da Diretoria de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social – órgão vinculado à Secretaria de Governo e que foi instituído em abril deste ano com o objetivo principal de aproximar ainda mais a sociedade da atual gestão municipal. O relatório traz uma série de reivindicações respaldadas por representantes de diversos segmentos da sociedade, a exemplo das associações de bairros, movimento negro, entidades de pessoas com deficiência, entre outros.
A reunião contou com a presença de representantes de terreiros de candomblé, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Rodoviários, Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac), Conselho de Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (Ceaci), Delegacia Especializada de Apoio à Mulher (Deam), Centro de Referência em Inclusão Escolar (CRIE), Associação de Pais e Amigos de Deficientes (APAE), SintraSul e das Secretarias de Governo e de Assistência Social e Trabalho.
Após a entrega do relatório, Newton Lima ressaltou a importância dessa boa interlocução mantida pela atual gestão com os diversos setores da sociedade civil organizada e, principalmente, com área ligada ao social. O prefeito também aproveitou para fazer o anúncio de algumas medidas que já serão adotadas com o intuito de atender, de pronto, antigas reivindicações presentes no relatório, como a autorização para a localização de uma área onde será construído o Centro Cultural e Comercial da Cultura Afro, que, para o vereador Alcides Kruschewsky, representa uma grande vitória para o município, “que passará a dispor de um local de referência não só para as comunidades afro, gerando emprego e renda, assim como para efetivação de mais um importante ponto turístico da cidade”.
O prefeito autorizou ainda a localização de outra área, para a construção da Casa de Ressocialização do Jovem Infrator. Na opinião do presidente da Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac), Celso da Silva, “o esforço conjunto das entidades vem garantindo que projetos como esses venham beneficiar a cidade”. Com relação a outro ponto presente no relatório – a comunidade LGBTS (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes) – Newton Lima afirmou que este segmento vem recebendo atenção especial do governo “não só no que diz respeito à defesa da diversidade, como também na elaboração de campanhas de saúde específicas e na distribuição de preservativos, entre outras ações”.
Outros pontos também acatados por Newton Lima foram a revitalização do Porto Internacional, o reconhecimento das entidades quilombolas existentes no município, que será feito após um vasto levantamento e o estabelecimento, através de decreto, das prioridades para os operadores da educação inclusiva. O diretor de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social, Aldircermiro Duarte, destacou ainda a criação de um grupo de trabalho para efetuar levantamentos sobre as necessidades das pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de propor políticas públicas, e também dos Conselhos Municipais da Promoção da Igualdade e Desenvolvimento Cultural e Social da Comunidade Negra e do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
De acordo com Aldircemiro Duarte, as constantes reuniões bem como o I Encontro de Associações de Moradores de Ilhéus fazem parte do ciclo preparatório para a I Conferência Municipal das Associações de Moradores, que acontece em outubro, e contará com a participação de representantes do Executivo Municipal e do Segmento Empresarial. “Ilhéus já realizou a conferência municipal da Igualdade Racial, com eleição de sete delegados e já esteve sendo representada nas Conferências Estadual e Nacional, o que mostra o quanto a discussão de políticas públicas voltadas para as entidades afro vem sendo levada à sério pela atual gestão”, afirmou o presidente do Conselho de Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (Ceaci), Jacks Rodrigues.
I Encontro das Associações de Moradores de Ilhéus – O evento ocorreu no último sábado (1º) e foi promovido pela Diretoria de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social – órgão vinculado a Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami) e a Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac). Juntos, eles discutiram os regimentos estatutários das Associações e projetos comunitários com a participação efetiva do município, do poder privado e da comunidade.
De acordo com presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Marcos Lessa, outro importante resultado do encontro foi a eleição dos delegados que coordenarão, junto com o governo municipal, a I Conferência Municipal da Associações de Moradores, que acontece entre os dias 16 e 17 de outubro, “quando realizaremos uma ampla discussão do papel social das associações de bairro, do poder executivo e do segmento empresarial”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)