Graças ao crescimento cada vez mais de produção de frutas, no município de Ubatã, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vem promovendo a capacitação dos pequenos agricultores e trabalhadores rurais com cursos gratuitos.
No mês de julho foi realizado o curso sobre o cultivo do maracujá na região do Ribeirão do Meio, zona rural de Ubatã. Nos dias 12, 13 e 14 de agosto será ministrado o curso de “Fruticultura – Fruteiras Diversas” na região do Urucu. O povoado do Coculo será beneficiado com os cursos de Apicultura e Piscicultura, previstos também para o mês de agosto. Segundo o prefeito Agilson Muniz, a proposta da Prefeitura é promover esses treinamentos nos mais diversos povoados de Ubatã, garantindo assim mão de obra mais qualificada capaz de aumentar ainda mais a produção agrícola.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leonel Assunção Neto considera a fruticultura um dos segmentos econômicos mais importantes na agricultura de Ubatã. E ainda afirma que o desenvolvimento da fruticultura é tão importante que desponta o município de Ubatã como o que dispõe de maior área para expansão dessa atividade no Sul da Bahia.