Os professores da rede municipal de ensino de Caculé iniciaram o ano letivo com uma maratona de importantes atividades ligadas à educação, foram palestras, oficinas, discussões de temas afins e muitas trocas de experiências. Tudo com muita emoção e aprendizados, assim foi a IV Jornada Pedagógica, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A abertura aconteceu no dia 02 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, onde os professores foram recepcionados com um kit do professor, ao som dos clássicos da MPB, ao vivo. Logo após, uma apresentação relembrou o sucesso dos projetos realizados, que só foram possíveis devido à dedicação e empenho de cada professor. Uma bela peça de teatro – Nossos saberes e fazeres, do Grupo Emergente abrilhantou ainda mais o início das atividades. E então começaram as palestras: o desenvolvimento de Habilidades e Competências do Educador do Século XXI, com o prof. Carlos Prates, e Inclusão e Diversidade Cultural em sala de aula, com a profª. Maria Aparecida Silva.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura, prof.ª Adailde Teles, relembrou algumas ações realizadas que só trouxeram melhorias, tais como a implantação dos laboratórios de Ciências, a informatização das escolas (inclusive as da zona rural), o sucesso do Projeto Xadrez nas Escolas, da adoção do Projeto Alfa e Beto (que alfabetiza crianças com 6 anos) e do Projeto Gestar, o fornecimento do Kit do Estudante (contendo a farda e materiais escolares), dentre outras. A Secretária finalizou seu discurso com uma convocação: “Vamos juntos analisar as ações concretizadas, o que deu certo, vamos fazer melhor e busquemos aprimoramento daquilo que deu errado.”
O Vice-prefeito Beto Maradona desejou uma semana de sucesso, e um ano letivo de muito desenvolvimento nos aprendizados e salientou: “a nossa administração está aberta a novos projetos e idéias que visem melhorar a qualidade de ensino.” O representante da Direc, Jorge Adilson, presente na Jornada, parabenizou a Secretaria de Educação pelo excelente trabalho realizado em Caculé, e ressaltou que os momentos de encontros como aquele servem para refletir sobre os problemas educacionais e assim, discutir juntos as possíveis soluções, “os gestores não conseguem resolver os problemas sozinhos, é de forma coorporativa que conseguiremos melhorar a qualidade da educação” concluiu Jorge.
A Jornada continuou até o dia 06 de fevereiro. Nos dias 03 e 04 os professores se encontraram no Colégio Vespasiano Filho e trabalharam os seguintes temas: Ludicidade, Novas Metodologias de Ensino, Interdisciplinaridade e Motivação, O que ensinar e como ensinar na EJA (Educação de Jovens e Adultos). E nos dias 05 e 06 de fevereiro, o encontro passou a ser na própria escola em que o professor leciona, para a realização do planejamento de 2009.
Para a realização da Jornada Pedagógica foi contratada a empresa de Assessoria em Educação de Ilhéus - BA, Núcleo de Referência Profissional que tem como objetivo de ampliar a qualidade do ensino/aprendizagem, aprimorar os conhecimentos pedagógicos, apresentar propostas de mudanças na prática metodológica, promover momentos lúdicos com aprendizagem, motivar os profissionais para o ano que se inicia, dentre outros. A equipe de Ilhéus elogiou o suporte dado pela Secretaria de Educação para a realização dos trabalhos. “Nenhum município foi tão destaque quanto Caculé. Estão de parabéns a equipe da Secretaria e os professores! É por isso comemoramos o sucesso do evento”, salientou o diretor pedagógico da empresa, Abiel da Silva Santos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)