Aberta da jornada pedagógica de Ilhéus

A Jornada Pedagógica 2009 da rede municipal de ensino de Ilhéus começou na manhã da última quarta (11) e se estenderá até à tarde de amanhã (12), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes. Ao participar da solenidade de abertura do evento, o vice-prefeito Mario Alexandre destacou a disponibilidade do governo municipal em trabalhar pela qualidade no ensino. Além dele, se pronunciaram em defesa de uma educação centrada na eficiência, o secretário de Educação, Sebastião Maciel, e o presidente da Câmara, Jailson Nascimento.

O diretor da Direc-6, Edney Mendonça, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gilvânia Nascimento, e o presidente da Igreja Batista Lindinópolis, pastor Pedro Chagas, que fez a saudação ecumênica, também participaram da solenidade de abertura da Jornada Pedagógica. Mais de mil professores, diretores e demais profissionais que militam na área acompanham as discussões a respeito da função social da escola. “Educação: Espaço e Tempo de Ser” é o tema central do encontro.
Durante a solenidade, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, enfatizou a disposição e o empenho do prefeito Newton Lima no que concerne ao trabalho necessário para tornar a educação da rede municipal uma referência para a Bahia e o Brasil. “Com a realização deste encontro, vejo a vontade de acertar dos professores, diretores e demais pessoas que trabalham na área educacional. O prefeito quer fazer um trabalho diferenciado e tem se mostrado muito entusiasmado para isso”, disse.
Centrado na necessidade de investir mais no ensino das escolas da rede, que ficam no interior do município, o secretário Sebastião Maciel foi enfático ao afirmar que este será o ano dos estudantes desses estabelecimentos. Disse isso, pedindo a atenção do presidente Jailson Nascimento a respeito de possíveis projetos de melhoria de estradas, escolas e transportes que venham a ser votados pela Câmara Municipal. A respeito da qualidade da educação, o secretário declarou que os profissionais do setor terão dois dias para discutir projetos voltados para a melhoria da qualidade do ensino.
Saudando os participantes do encontro, o presidente Jailson Nascimento colocou a Câmara à disposição dos interesses do município, principalmente da área educacional, no sentido de contribuir de forma significativa para transformar a realidade do setor. Nascimento afirmou que acredita na possibilidade de um ensino de qualidade em virtude do desejo de trabalhar do governo. Da mesa, se pronunciaram ainda o diretor da Direc-6, Edney Mendonça, que falou da necessidade de um ensino de qualidade para os filhos e filhas de Ilhéus. Gilvânia Nascimento também falou da excelência na educação, com enfoque sobre o papel da jornada e de seus participantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)