A Associação dos Municípios do Sul, Extremo-sul e sudoeste (Amurc) comemorou a liberação da operação por instrumentos do Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, a partir desta sexta-feira (13). A notícia foi oficializada ao presidente da entidade, Moacyr Leite, após reunião no Ministério da Defesa, em Brasília, com o secretário de Aviação Civil, Brigadeiro Jorge Godinho. O contato foi articulado pelo Deputado Federal Roberto Britto (PP).
Segundo o presidente da Amurc, o fim das restrições operacionais do Jorge Amado beneficiará toda a região, uma vez que o terminal aeroviário atende mais de três milhões de pessoas. "Desde setembro de 2008, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restringiu a operação apenas por contato visual, nossa entidade está lutando pela normalização dos vôos, que foram reduzidos drasticamente", afirmou.
Moacyr Leite, que também é prefeito de Uruçuca, considera a normalização do aeroporto uma grande vitória para a região. "O comércio, o pólo de informática e o turismo sofreram impactos negativos com as restrições, gerando até demissões. Agora, as companhias aéreas terão oito dias para regularizar seus horários", informou o presidente da Amurc.
A liberação para operação por instrumentos do aeroporto foi possível após a remoção de 63 dos 65 obstáculos apontados em estudo do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DCEA). Com árvores cortadas, postes de energia elétrica realocados e demolição de um pavimento do hotel localizado nas proximidades da cabeceira da pista, o terminal aeroviário voltará a ter vôos noturnos e durante chuva ou neblina. Uma Nota Técnica de Aviação (NTA) emitida pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) aos pilotos e companhias aéreas regulamentará os novos parâmetros de operação. (Fonte: Ascom da Amurc)