Conscientizar a população sobre as formas de combate ao mosquito da dengue. Este foi o objetivo da caminhada e do mutirão realizados na última quarta-feira, 11, às 8 horas, no bairro do Barreiro, em Alagoinhas, atraindo crianças, adultos e idosos ao longo do trajeto. Segundo o secretário de Saúde, Ney Athaliba, o evento faz parte da luta contínua contra a doença e outros cinco bairros serão contemplados com as mesmas iniciativas.
O Barreiro apresenta grande incidência da doença e, durante o trajeto pela ruas e vielas do bairro, foram distribuídos panfletos explicativos, sacos de lixo para a coleta de materiais que facilitam a proliferação, como latas, papelão, garrafas pet e de vidro, coletados por uma caçamba cedida pela Delimp.
À tarde houve várias atividades lúdicas, atraindo a atenção das crianças e adolescentes. Às 15 horas foi encenada a peça teatral “As crianças vencendo a Dengue”, por um grupo de Pernambuco, como mensagem de orientação na prevenção e no combate à doença. Também foi montado um laboratório com microscópio, exposição de larvas e filme com o ciclo evolutivo do mosquito, aberto à população.
“Esta é uma iniciativa conjunta entre as secretarias de Saúde e de Educação, porque não se previne sem educar. A participação dos educadores é muito importante no combate à proliferação do mosquito transmissor da doença”, disse o secretário Athaliba, estendendo os agradecimentos à Vigilância à Saúde e aos agentes de endemia. O evento contou com a participação do prefeito Paulo Cezar e do vice-prefeito, Marco Antunes, Sedea, Secel, SMTT, Conselho Municipal de Saúde, Unirb, Uama, Coral e Igreja Universal. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).