Em sua explanação, a secretária de Educação, Lidiney Campos, disse que, em visita a todas as escolas da rede municipal, constatou que algumas não possuem as mínimas condições de oferecer segurança e ambiente adequado ao ensino, com problemas acumulados ao longo dos anos, o que vem impedindo o início das aulas. Além disso, também apresentou um diagnóstico sobre o quadro funcional onde há falta de professores, merendeiras e porteiros, tendo a necessidade premente se suprir esta demanda.
Para buscar alternativas viáveis em caráter emergencial, o secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, recebeu apoio do prefeito no que refere à criação de uma equipe permanente de manutenção das escolas, a qual será formada por 12 servidores efetivos das secretarias de Serviços Urbanos e Obras, cadastrados como pedreiros, pintores, encanadores e eletricistas, entre outros. Esta equipe deverá ir a campo já nos próximos dias, pois, por determinação do prefeito, o mês de abril terá como prioridade máxima a operação “Dever de Casa”.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, a equipe será dividida em dois grupos distintos – pelo menos neste período de emergência -, podendo atender desta forma as escolas localizadas nas zonas urbana e rural. “O que temos que ter em mãos, de imediato, é o diagnóstico das escolas que necessitam de reparos ou ampliações, e também o material que for preciso pra começar os trabalhos”, garantiu.
Já no que se refere ao aumento do quadro funcional, ficou agendada nova reunião envolvendo os secretários de Educação, de Governo, além do Procurador Geral do Município, Luís Carlos Nascimento, pois, mesmo com a seleção simplificada para contratação de funcionários, o número de aprovados não correspondeu à necessidade da rede. “O certo é que temos que tratar da recuperação das escolas e do aumento do quadro funcional, em paralelo, pois ambos se complementam, e nada adianta agilizarmos um lado se o outro continuar pendente”, lembrou o prefeito Newton Lima.
Da reunião, também participaram o secretário de Fazenda, Jorge Bahia; os vereadores Paulo Carqueija e Carmelita Ângela e técnicos do setor de engenharia civil da Prefeitura. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)