O terceiro mutirão contra a dengue, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, no sábado (30), abrangeu os bairros João Soares, Fátima, Parque Verde, Califórnia, Nova Califórnia e Parque Boa Vista. Nesta edição, além dos 1,5 mil servidores municipais, a ação contou com a presença de membros de clubes de serviços, como Lions e Rotary, além da maçonaria, que visitaram as residências, realizando o trabalho educativo e também a eliminação mecânica de focos.
O secretário da Saúde, Antônio Vieira, destacou o envolvimento da comunidade. “Além dos funcionários da prefeitura, muitas instituições da cidade estão participando do mutirão. Isso demonstra que estamos conseguindo sensibilizar as pessoas, no sentido de que somente juntos podemos conter a proliferação do mosquito da dengue”, frisa. Nas visitas, os voluntários preenchem uma ficha de avaliação com os dados verificados nos imóveis. “A ficha nos serve como base de dados, inclusive indicando necessidade de outra intervenção por parte dos agentes da Vigilância Epidemiológica”, salienta o secretário, ao explicar que cada grupo é auxiliado por um técnico de controle de endemias.
O venerável da Loja Maçônica 28 de Julho, Antônio Cruz, ressaltou a importância da participação da comunidade para combater o mosquito da dengue. “Reunimos 20 membros da maçonaria para ajudar na visitação das casas, pois entendemos que a responsabilidade em reduzir o índice de infestação não é apenas do poder público, mas também de toda a população”, pontua Cruz. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)