Durante o dia 28 de janeiro, o Governo de Caculé promoveu a Primeira Conferência das Cidades e reuniu, no Espaço Jovem, sociedade governamental, civil e organizada para discutir os avanços, as dificuldades e os desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano. A abertura do evento contou com participação especial do Grupo Projovem e Pastoral da Criança, que apresentou uma bela peça cultural.
A Conferência das Cidades visa debater problemas, limitações e demais questões locais e regionais que merecem a atenção do poder público. O saldo dessas discussões tem por objetivo inspirar princípios e diretrizes concretos para as políticas públicas setoriais de âmbito nacional com rebatimento e repercussão nos níveis dos planejamentos estadual e municipal. Os trabalhos foram conduzidos pela psicopedagoga Daiane Teles Hoffmann, que discutiu ainda sobre as instâncias de participação e controle social, a efetividade do estatuto das cidades, integração de políticas urbanas e sobre a política de desenvolvimento urbano e os programas governamentais.
Ao final, foi montado um relatório com propostas para serem apresentadas pelos delegados na 4ª Conferência Nacional das Cidades. Conferências são fóruns deliberativos, fundamentais para a democratização das decisões sobre políticas públicas, que possibilita traçar as diretrizes para a atuação do Governo Federal, Estadual e Municipal. Um dos aspectos mais importantes de uma Conferência é a possibilidade da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas.