A Prefeitura de Itabuna iniciou um trabalho de reordenamento da publicidade feita com o uso de luminosos e outdoors, além de carros de som. O objetivo é reduzir a poluição sonora e visual, que ocorre em várias partes da cidade, caracterizando abuso na utilização do espaço urbano.
Nesta quarta-feira, 03, em entrevista ao programa “Bom Dia, Bahia”, na Rádio Nacional, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, afirmou que as conversas com as empresas de outdoors tiveram início esta semana. “Vamos promover uma rearrumação, porque está existindo abuso”, declarou o secretário. Segundo ele, não serão liberadas novas áreas para as placas, enquanto não for concluído o reordenamento.
A proibição vale também para terrenos particulares. Outra preocupação do governo, conforme revelou Carlos Leahy, é com relação à poluição sonora. Para coibir que os carros de som violem as regras da “Lei do Silêncio”, encontra-se em estudo o uso de um dispositivo que limita o volume da aparelhagem sonora desses veículos.
O secretário de Indústria e Comércio disse ainda que aguarda o agendamento de uma reunião com o promotor Clodoaldo da Anunciação, do Ministério Público Estadual, para retomar as ações da patrulha do som em toda a cidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)