Considerada a maior manifestação pública do candomblé em Ilhéus, a homenagem a Iemanjá contou com a participação de dezenas de devotos da Rainha das Águas. A festa, tradicionalmente realizada há cerca de 30 anos na cidade, aconteceu durante toda a terça-feira (02), dia dedicado a orixá Iemanjá, considerada a Rainha das Águas pelo candomblé, e se concentrou nos barracões montados na Praça Dom Eduardo, centro da cidade; na Ponta da Pedra, na Avenida Princesa Isabel e na praia da Maramata, na zona sul. Nesses três pontos e ao som dos atabaques, os devotos puderam depositar suas oferendas e receber muito banho de água de cheiro e de pipoca.
Além de representantes dos terreiros que ajudaram a organizar a festa (‘Sultão das Matas’, de mãe Carmosina; Ilé Axé Balloni, de Pai Toninho; o terreiro Oxalá, de Pai Atanagildo e mãe Dedé, e o terreiro Ilé Guauania de Oiá, de mãe Laura), o evento contou ainda com a participação de devotos nativos e visitantes, baianas, blocos afro e grupos de capoeira. Todos os anos também é comum a participação de pessoas de outras crenças já que Iemanjá também é cultuada em outros credos e religiões. Na igreja Católica, ela é conhecida por Nossa Senhora dos Navegantes, cuja festa também tem como ponto alto o dia 2. Entre os índios, ela é chamada de Janaína e já os europeus a consideram uma sereia.
Depois de depositar as oferendas e cumprir os ritos nas tendas, foi dado início, por volta das 16 horas, a formação dos cortejos que levaram os balaios com oferendas para alto-mar. Na Praça Dom Eduardo, a grande concentração foi acompanhada e animada por um mini-trio. Por volta das 17:30h, um grande cortejo carregando a imagem de Iemanjá e os balaios partiu da praia do Cristo, enquanto outros dois cortejos saíram da praia da Maramata e da Ponta da Pedra, para juntos, seguir num único cortejo rumo ao alto-mar, local onde as oferendas são depositadas. Flores, espelhos e perfumes estiveram entre os presentes mais oferecidos à orixá, conhecida por seus devotos pela sua vaidade.
A Festa de Iemanjá foi coordenada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, em parceria com terreiros da cidade, e com o apoio da Capitania dos Portos e da Colônia de Pesca Z-19, localizado no Pontal. Após a data oficial, muitos terreiros de Ilhéus darão continuidade às homenagens prestadas à Iemanjá. Um deles é o “Rainha das Águas”, localizado na Avenida Esperança, zona norte da cidade. Segundo as ialorixás Liliu e Tuca, nos próximos dias 6 e 7, o terreiro estará em festa com muita alegria, música e comidas típicas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)