Em Ilhéus, seleção pública para contratação de professores atrai diariamente centenas de pessoas

Um grande número de pessoas continua comparecendo à Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, localizada na zona central da cidade, para participar do processo seletivo simplificado realizado pela Prefeitura de Ilhéus visando à contratação de 420 professores que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental. Os aprovados na seleção pública, cujas inscrições se estendem até esta sexta-feira (5), sempre das 9 às 17 horas, serão contratados para o período de março a junho deste ano, podendo, a depender da necessidade do município, ter seus contratos prorrogados até o próximo mês de dezembro. Para participar, o candidato precisa ser habilitado em pedagogia ou encontrar-se cursando o terceiro semestre das licenciaturas em pedagogia, matemática, física ou química.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar original e cópia dos documentos pessoais, além de comprovante de escolaridade – certificado de conclusão de curso e histórico escolar. De acordo com o edital 01/10, não será aceita inscrição postal ou por fax. O edital determina ainda que 5% das vagas serão reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais. Todos terão carga de 20 horas semanais (educação infantil) e 40 horas semanais (ensino fundamental).

A seleção pública acontecerá em duas fases. A prova escrita (classificatória), que terá 50 questões, sendo 30 de conhecimentos pedagógicos, 10 de legislação educacional e 10 de conhecimentos gerais, será aplicada no dia 10 deste mês, das 13h30min às 17h30min, no Instituto Municipal de Ensino (IME-Centro), situado na avenida Canavieiras. Já a segunda etapa constará de uma prova de títulos que deverá ser entregue em envelope identificado no momento da inscrição contendo nome completo, número de inscrição, identidade e quantidades de títulos.

Recursos – O nome dos aprovados será publicado no jornal oficial do município e também em jornal de grande circulação, no mural do paço municipal e na portaria do Anexo de Secretarias. A divulgação dos habilitados será feita por ordem de classificação. A Secretaria de Administração irá convocar os aprovados de acordo com a necessidade apresentada pela Secretaria de Educação ao prefeito Newton Lima. A partir da data da publicação da classificação, os aprovados terão dois dias para interpor recursos à comissão organizadora e julgadora, devendo os mesmos serem protocolados na Divisão de Arquivo e Protocolo, situado no térreo do Anexo de Secretarias da rua Santos Dumont, s/n, Centro. Decorrido o prazo legal estabelecido, a comissão responsável pela seleção publicada, formada por Sebastião Maciel (presidente), Áurea Cristina Almeida Tomás e Elba Karla Leão Silva (membros) e Gilvânia da Conceição Nascimento (presidente do Conselho Municipal de Educação), analisará os recursos apresentados e publicará o resultado final. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)