A comunidade do Outeiro de São Sebastião convida a todos para participar até o próximo dia 11 da festa em louvor a santa padroeira do bairro, Nossa Senhora de Lourdes. Este ano, a programação religiosa da festividade foi iniciada na última terça-feira (02) e traz como tema central “Maria: Mulher Sagrada, amada de Deus, modelo de espiritualidade”. A primeira noite da novena prestou homenagem às famílias e discutiu o sub-tema “Através do silêncio de Maria brotou a espiritualidade” e teve como convidado a Pia União de Santo Antônio. Cada noite da novena também é dedicada a conclamar a comunidade e visitantes a doar alimentos não-perecíveis ou material de limpeza.
Ontem, quarta-feira (03) o sub-tema discutido, tendo como convidada a comunidade de Nossa Senhora de Fátima, foi “Maria na intimidade sublime com Deus”. A segunda noite presta homenagem às crianças e o açúcar será o alimento a ser doado. Já na quinta-feira (04) trará o sub-tema “O sentido espiritual da virgindade da Maria” e contará com a participação do Grupo dos Homens da Comunidade da Vitória. No dia poderá ser doado arroz. “O sentido espiritual da Imaculada Conceição Dogma de Fé” será o sub-tema da quarta noite da novena, dia 05, que terá como convidados o apostolado da Oração e a Comunidade de N. Sra. das Graças. Neste dia, o alimento da vez é café.
No sábado (06) o tema é “A maternidade espiritual de Maria, a mãe de Jesus, e nós” e terá a comunidade de Santa Rita como convidada. O óleo é o alimento sugerido para doação neste dia. No domingo, a programação prossegue com a discussão do tema “Maria: Senhora da Paz e da Esperança” e homenagem aos dizimistas. A Pastoral do Dízimo é a convidada da noite e a sugestão é que sejam doados macarrão ou margarina. Na noite do sétimo dia da novena, domingo, “A grande Mãe da Justiça – Maria” é o tema a ser discutido com a participação do Coral Dom Eduardo e, para este dia, é recomendada a doação de material de limpeza.
A última noite da novena em louvor a santa padroeira da comunidade do Alto de São Sebastião vai discutir “A espiritualidade de Maria nos conduz ao seu filho Jesus”, tendo como convidado o grupo Mãe Rainha. O alimento a ser doado neste dia é o leite em pó. No dia 11, ponto alto da festa, a comunidade realiza alvorada à meia-noite, missa campal às19h, presidida pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli e padres presentes. Em seguida acontece caminhada de fé pelas ruas do bairro, encerrando com a benção do Santíssimo. Até o dia 11, barracas em frente à igreja comercializam salgados e refrigerantes. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)