Gerar emprego e renda é um desafio para toda administração pública. Em Cairu os esforços não têm sido medidos para alcançar este objetivo. O município tem investido não só em projetos pioneiros de transferência de renda, como o Cheque Solidário, mas também em programas de qualificação profissional. Pois como preza o dito popular “não basta dá o peixe é preciso ensinar a pescar”.
Teve inicio em Boipeba o curso de qualificação de camareiras promovido pela Prefeitura de Cairu, através da secretaria do Trabalho, Esporte e Ação Social e em parceira com a Secretaria Estadual do Trabalho e Esporte (SETRE).
O curso será ministrado por instrutores do Instituto Ianca qualificando um total de 30 pessoas e terá carga horária de 200 horas. As aulas se estenderão até dezembro e os participantes receberão certificados emitidos pelo Programa Qualifica Bahia. Este programa do governo do estado tem como prioridade atender pessoas vulneráveis econômica e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas à discriminação social, como afrodescendentes, desempregados, pessoas com deficiência e com mais de 40 anos de idade.
No mercado de trabalho altamente competitivo que temos nos dias de hoje só o constante aperfeiçoamento e qualificação profissional possibilita a inserção nos melhores postos de trabalho. Os empregadores também saem ganhando como iniciativas como esta, uma vez que a produtividade aumentará e melhores serviços serão prestados.
E este certamente não será o único curso oferecido. A secretária do Trabalho, Esporte e Ação Social, Dra. Aline Cabral, informou que sua árdua peregrinação pelas secretarias estaduais em busca de outros programas que garantam benefícios para os cairuenses continuará e em breve outras oportunidades serão anunciadas. (Prefeitura de Cairu)