Os moradores do distrito de Serra Grande foram beneficiados com a inauguração de dois serviços importantes: a Creche Eva Santos e o Banco Social Jangada. A instituição de ensino infantil tem capacidade para 150 crianças de três a seis anos e funcionará durante a alta estação. Já a agência bancária popular, subsidiária do Banco do Brasil, fica aberta das 8 às 13 horas, possibilitando a efetuação de pagamentos e abertura de contas para pessoas físicas.
O Banco Social Jangada foi implantado graças ao convênio firmado entre a Prefeitura de Uruçuca, Instituto Floresta Viva e a ONG Care Brasil. Antes da abertura da agência, foi realizada uma pesquisa entre os moradores do distrito. “As pessoas disseram que a localidade necessitava de uma casa lotérica. Mas, ao serem questionadas sobre os serviços mais importantes, diagnosticamos que o mais adequado seria um banco”, disse a representante do Instituto Floresta Viva, Cinira Fernandes.
De acordo com a diretora da Care Brasil, Patrícia Machado, a implantação do Banco Social foi possível graças à receptividade da Prefeitura de Uruçuca. O prefeito Moacyr Leite declarou que o serviço de inclusão bancária traz um impacto muito positivo para o distrito praiano, que recebe milhares de turistas do Brasil e exterior. “O Banco Social é um vetor de desenvolvimento, que além de trazer comodidade aos moradores, auxiliará no desenvolvimento da economia local”, afirmou o prefeito que também é presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc).
O vereador Duda, representante do distrito de Serra Grande na Câmara Municipal, esteve presente na inauguração da agência e afirmou que o serviço facilitará muito a vida dos moradores. O aposentado João Davílio do Nascimento, confirma a afirmação do vereador, dizendo que para pagar suas contas, antes do Banco Social, gastava R$ 10 só com a passagem de ônibus. “Ave Maria, esse Banco vai ser muito bom para a vida da gente!”, exclamou o senhor de 96 anos.
Na mesma noite da inauguração do Banco Social Jangada, o prefeito de Uruçuca também entregou aos moradores de Serra Grande a Creche Eva Santos. A instituição conta com três novas salas, parque infantil, área para horticultura, brinquedoteca, sala de repouso e sala multimídia, equipada com uma televisão LCD de 32 polegadas. A Creche recebeu ainda mobiliário e aparelhos novos, incluindo computadores e impressora.
Segundo a secretária municipal de Educação, Fabrícia Ferreira, a Creche Eva Santos teve sua documentação regularizada, uma vez que a gestão anterior havia deixado a instituição de maneira irregular. “Reunimos os documentos necessários para que a Creche pudesse funcionar como exige a legislação”, informou a secretária.
Diferente das demais instituições de ensino, a Creche Eva Mendes funcionará durante o verão, quando aumentam as ofertas de emprego no distrito praiano. A dona de casa Valderez Maria dos Santos, disse que poderá trabalhar sossegada, sabendo que sua filha estará bem cuidada e desenvolvendo seu aprendizado participando de atividades educativas e saudáveis.
As inaugurações do Banco Social Jangada e da Crache Eva Mendes aconteceram na noite de 28 de novembro, com a presença maciça da comunidade local, além de autoridades. O secretário geral do Partido Progressista (PP) na Bahia, Jabes Ribeiro, elogiou as ações da Prefeitura de Uruçuca. Segundo ele, “a administração municipal uniu o social e econômico, entregando dois serviços essenciais para a população de Serra Grande”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Uruçuca)