O Município de Wenceslau Guimarães, localizado na região do Baixo-Sul do Estado, através da Smamde - Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, estará promovendo nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, o 1º Encontro da Agricultura Familiar da Mata Atlântica. O evento será aberto às 7h30min pela prefeita Susete Nascimento da Silva, na Praça Nair Lopes Jenkins, no centro da cidade, e termina no início da noite com a eleição da “Garota Graviola”, e a realização de um show musical com a participação de artistas da terra.
Wenceslau Guimarães é o único Município do Estado que está inserido na APA – Área de Preservação Ambiental, e o objetivo da Secretaria de Agricultura é certificar os produtos da agricultura familiar como produtos do município da Mata Atlântica. Para isso, o evento desta sexta-feira vai discutir debater, orientar os produtores a adequação ambiental. Dentro deste trabalho, já está programada para setembro de 2010 a realização da Semana do Produtor Rural.
Pela manhã, o Encontro da Agricultura Familiar da Mata Atlântica programa na Praça Nair Lopes Jenkins, exposições, e a oficina “Arranjos de Flores Tropicais”, com o instrutor Eduardo Café, do SENAR. Às 9 horas, palestra na Câmara Municipal de Vereadores sob o tema “Manejo do Cacau Clonado”, à cargo do engenheiro agrônomo da Ceplac, Milton José da Conceição, e outro tema, “Calagem, Gessagem e Fertilização em Cacaueiro, à cargo do engenheiro agrônomo da Ceplac, Ivan, Costa e Souza.
Ainda pela manhã, uma série de atividades estão programadas no 1º Encontro da Agricultura Familiar da Mata Atlântica, como a palestra sobre o Cultivo da Graviola e do Cupuaçu, à cargo do Engenheiro Agrônomo da CEPLAC Ênio Coelho; “Criação de Galinha Caipira”, com o palestrante Heitor Lima Ribeiro, engenheiro agrônomo da EBDA, no Centro de Formação Para Professores; “Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar – SECAF”,à cargo de Jeandro laytynher, Diretor de Fomento SUAF/SEAGRI.
O evento oferece ainda à comunidade a palestra sobre o Cultivo da Pupunha, à cargo de Cloves Morais, da Fazenda Grapiuna, e Cultivo do Maracujazeiro e do Mamoeiro, tendo como palestrante João Roberto, Pesquisador da Embrapa, na Escola Michelina dos Reis Lopes; e “Adequação Ambiental da Propriedade Rural”, à cargo de Plínio Neto, Diretor de Unidade de Conservação e Biodiversidade DUC/ SEMA.
À tarde a programação começa às 14 horas com a realização de uma Mesa Redonda abordando o tema “Cultura da Graviola”, sob a coordenação do SENAR/Gandu e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Wenceslau Guimarães, à cargo do secretário Juarez Leal, no Centro de Formação Para Professores. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Wenceslau Guimarães)